Como Economizar Água Na Empresa: Soluções Simples e Práticas

Como Economizar Água Na Empresa: Soluções Simples e Práticas

como economizar água na empresa 5

Anúncios

Aprenderemos como economizar água na empresa de maneira correta para ter ainda mais cuidado com o meio ambiente e autonomia em empreendimento. 

A água pode não ser um todo um problema econômico para a empresa, mas é necessário que tenhamos cuidado na hora de economizar. Hoje falaremos um pouco sobre o porquê e como podemos agir para economizar água na empresa e assim obter mais ganhos. 

Não é só por isso que estamos falando da economia da água, mas também para que assim obtemos mais cuidados com a biodiversidade. Muitas pessoas que estão trabalhando em grandes empresas, tem como meta uma cadeia produtiva que desempenha os recursos essenciais da vida como, por exemplo, a água. É importante então aprendemos como o ambiente da indústria pode obter mais ganhos ao economizar água na empresa. 

Economizar água na empresa e alterar o consumo 

Antes de tudo é importante entender que uma indústria corresponde a quase 20% do consumo de água no mundo. Devemos também destacar que no Brasil, setores consomem água através da Agricultura, Agropecuária e Metalúrgica. Esses são dados adquiridos a partir da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura. Fato esse que evidencia a importância de economizar água na empresa e assim ter uma utilidade mais positiva referente a isso. 

Para algumas dicas para que você possa reduzir esses impactos ambientais na sua empresa, a saúde do meio ambiente também trará a você, mas prosperidade e saúde da empresa. Sabemos que o uso de máquinas mais eficientes e projetos eletrônicos como instalações de ventiladores naturais podem ser um avanço para que a economia da água seja mais satisfatória.

Anúncios

 Mas, Além disso, é importante e Fundamental que a indústria esteja consciente e se concretize de que a água é um assunto sério. Foi pensando nisso que daremos 10 dicas práticas de como você que tem uma empresa pode economizar e ainda obter lucros.

5 Dicas de como economizar água na empresa 

Como Economizar Água Na Empresa

Anúncios

Uma torneira aberta sem consciência pode ocasionar grandes problemas, tanto para sua empresa como para o meio-ambiente, aprenda como economizar água. (Fonte: Pixabay)

Vamos a dicas para que você possa fazer a manutenção da água e obter assim uma valorização da sua economia a partir da empresa. Estratégias bem aprimoradas podem garantir o sucesso tanto na empresa quanto no meio ambiente.

Confira as 5 dicas importantes para que você possa entender o quanto obter e saber informações desse tipo pode garantir que o meio ambiente seja bem cuidado e que sua empresa não gaste tanta água desnecessária.

Está preparado, então? Vamos começar a leitura Esperamos que consigamos ajudá-lo a obter mais economia e assim proteja o meio ambiente e também a sustentabilidade. 

1. Vistorias periodicamente 

A manutenção preventiva é algo que devemos fazer, pois isso garantirá que problemas Hidráulicos gerem desperdício. A possibilidade de corrigir falhas que ainda não aconteceram e possam agravar, são recorrentes em empresas que não tomam esse cuidado. Contudo, é primordial fazer a vistorias frequentemente nos encanamentos, torneiras das fábricas e válvulas. O investimento na vistoria precoce garante que você possa verificar sinais de infiltração, por exemplo.

A vistoria periódica também pode afastar qualquer dano, ou seja, algum acidente que pode ocorrer, sendo assim a empresa que faz uma vistoria, seja ela de mês em mês está se precavendo de eventuais problemas em qualquer parte e fase da empresa. Sobretudo, não é só em se tratando de água e economizar na empresa, mas também de um método para que antes que aconteça algo pior a empresa resolva o problema. 

2. Mapeie o consumo 

Mapear o consumo também é algo que pode ajudar em uma maneira de economizar água na empresa. Independentemente do ramo da sua atividade, a questão é mapear a água e com isso ter o planejar, planejamento é a estratégia bem elaborada para conduzir um consumo consciente.

É importante estimar o porquê da água está sendo distribuída desproporcionalmente. Para isso você pode instalar medidores de pressão e fluxo de água que facilitam a tarefa, auxiliando assim na identificação de desperdícios como em vazamentos.

Para entender melhor como você pode mapear a água, o consumo de água na empresa é um recurso que depende de métodos de controle. Entretanto, campanhas de redução de consumo também podem facilitar ainda mais, uma vez que isso trará conscientização eficaz para diminuir o desperdício. Promover campanha também pode ser o principal fator para mapear com ajuda dos próprios funcionários ou mesmo de pessoas especializadas.

 Devemos prestar atenção nos equipamentos, pois estes podem ser os causadores do desperdício de água e com isso economizar na empresa não dá certo. É importante fazer a manutenção dos equipamentos, sendo assim irá identificar quais são eles os reparos a serem feitos. Além disso, substituir equipamentos e peças que já estão atentos precisando de reparos é uma forma de precaver e mapear a água. Procure por equipamentos modernos e arrojados, que permitam assim um consumo reduzido.

 Captar a água da chuva, é um bom exemplo de entender o mapeamento da água, pois você saberá Qual é a fonte. Antes de colocar em prática é importante definir e finalizar o uso desse recurso, uma vez que agora a chuva não pode ser usada para consumo, por exemplo.  

3. Sistema de reuso 

Há também a possibilidade de um sistema de reuso para a água ser reutilizada. Em geral, as empresas investem nisso, principalmente aquelas que têm pequenas instalações internas de tratamento de água.

Desta forma possibilita a reutilização de recursos em outras atividades como, por exemplo, na limpeza, lavagem de equipamentos e geração de energia. A água reutilizada também pode fornecer energia para refrigeração e inúmeras outras proporções.

A atividade industrial demanda o uso de água potável, mas é interessante fazer com que o sistema de reuso possa funcionar bem para que assim você consiga economizar a água em sua empresa

4. Captação água de chuva 

O sistema de captação da água da chuva também é uma alternativa que pode trazer a você e para sua empresa economia. Sem podermos esquecer um ambiente onde você faz esse tipo de sistema Pode garantir até mesmo água para descarga de sanitários e manutenção de Jardim.

A água de chuva não pode ser captada para consumo, uma vez que não é um fim potável, mas você pode transferi-la para tarefas de limpeza, descarga e manutenção de jardins, o que pode ser de grande economia para sua empresa. 

5. Torneiras inteligentes 

As torneiras inteligentes são aquelas que acionam automaticamente, evitando assim o desperdício e fazendo com que você possa economizar água na empresa. Este é um item indispensável principalmente no sanitário das indústrias, fábricas e empresas de grande porte.

Esta é uma opção interessante para que você possa fazer com que a função da água seja reduzida. É importante entender que a instalação de torneiras inteligentes.

Sobretudo, pode, sim, ser um investimento, mas também é importante que entenda que esse tipo de recurso fará com que você possa economizar água em abundância. 

6. Prefira faxinas a seco

Muitas pessoas nunca ouviram falar sobre isso, mas existe a possibilidade de faxina a seco. Atualmente, algumas companhias estão preferindo a faxina, uma vez que existem produtos de limpeza que fazem a lavagem, o que, dessa forma, protege o meio ambiente. 

Mas afinal como funciona a lavagem a seco em uma faxina mais ecológica?

É importante entender que as empresas podem contribuir com o meio ambiente. Além disso, elas próprias e economizaram água e com isso a menos desperdício. Contribuir com o desperdício da água na indústria é algo que não parece simples, mas pode ser.

Algumas tarefas irão demandar o uso da água, mas algumas situações podem fazer com que você não utilize tanta água, como, por exemplo, a limpeza e lavagem a seco. Você pode utilizar de recursos de capacitação de chuva que passou por sistema interno de tratamento. E com isso poderá utilizar a água para lavagem, ou mesmo pegar o jardim e lavar as vidraças.

7. Limpeza a gás

Talvez você ainda não ouviu falar, mas a faxina pode ser feita através da limpeza a gás. A faxina de uma empresa é algo onde é necessário estar atento, sobretudo pela quantidade de soluções que você pode recorrer. Um bom substituto da água, principalmente na limpeza de máquinas e equipamentos, é o dióxido de carbono, ou mais conhecido como gelo seco. Pode parecer ficção, mas é uma boa maneira de economizar água na empresa. Através do jato de gás, os quais são muito eficientes para limpeza e retirada de resíduos de tinta, óleo, graxa e poeira, você tem a solução de limpeza com gás.

Essa é uma ótima oportunidade para que você possa economizar e ainda cuidar do meio ambiente, tratando assim a limpeza de outra forma. É importante ressaltar que esse processo é um dos mais seguros. Além disso, não conduz eletricidade juntamente com o uso da água. 

8.  Estação de tratamento 

É importante observar que temos diversas opções para quem quer fazer o uso da água corretamente. Economizar água em uma empresa pode parecer difícil, mas se você tiver uma estação de tratamento se torna ainda mais simples. Aqui, devemos ressaltar que é preciso investir numa Mini Estação de tratamento dentro da sua empresa, uma medida necessária que pode ter ganhos a longo prazo.

 As empresas de médio e grande porte tem essa prática já consolidada, porque não as empresas pequenas também não podem aderir, isso irá trazer a vocês, mas economia e, além disso, a maioria da água vem da natureza. 

9. Conscientização

Faz uma parte importante queremos falar aqui no artigo, a conscientização dos colaboradores pode ser uma prática de grande valia na hora de preservar sua água. A sustentabilidade de uma empresa é motivada pela conscientização que este local oferece à coletividade. É necessário um processo para que isso ocorra, de maneira que essa prática seja validada pelos colaboradores.

 Para que isso se mantenha em dia, conscientizar o grupo é necessário da abertura para que eles também possam falar por meio de sugestões e novas ideias para agir em relação ao consumo da água. A conscientização em grupo é um processo que fica ainda mais fácil quando a estimulação da grande massa de colaboradores que a empresa obtém. Sendo assim, conscientizar os funcionários deve ser um trabalho de engajamento positivo. 

Seguir todas essas dicas e ainda dar ouvido aos colaboradores mostra que a gestão importa com os resultados alcançados no final do faturamento da empresa. A empresa economiza com recursos como a energia elétrica O que é significativo de todas as formas vendo tanto para a economia da própria empresa quanto para o meio ambiente. Portanto, é de grande validade o fator humano criar então conexões para que este funcionário possa também dar opiniões através dessa conscientização você ganhará muito no futuro. 

10. Retornar a água para a natureza 

E para finalizar nossas 10 dicas, que tal fazer com que a água que você usa, proveniente da chuva ou não, que esta volte para a natureza. Devolver a água para a natureza é um dos grandes desafios de várias empresas, mas isso pode parecer simples quando você se informa e reduz assim o consumo líquido da água. Para que isso seja possível é necessário tratar a água, tirando assim ela todos os resíduos nocivos após uso. Saiba que esse procedimento leva até 80% da água consumida de volta à natureza, resultando então em uma diminuição do consumo excessivo. 

Como funciona estação de tratamento para economizar água na empresa?

Uma dica muito importante que fale como bônus a estação de tratamento de uma empresa pode ser a solução para que você consiga economizar água. Estes são nada mais nada menos do que dispositivos que garantem o fornecimento de uma água tratada para todo tipo de finalidade empresarial e industrial.

Essa é uma ideia que também pode ser bem requisitada em condomínios residenciais e comerciais. Além disso, o setor de serviços, hospitais, hotéis e instituições de ensino podem utilizar isso para fazer uma economia da água e também auxiliam a biodiversidade. 

Conclusão

Para auxiliar a natureza é necessário que todos nós nos movamos. O meio ambiente tem uma grande necessidade de que nós humanos, sejamos empresários, trabalhadores ou profissionais de qualquer área, façamos uma intervenção para que todos tenham uma qualidade de vida alta. 

Para isso devemos começar em nosso próprio ciclo, ou seja, na sua empresa, seja ela grande ou pequena, trabalhar para termos um consumo de água, mas propício é um fato inovador.  Siga todos os passos através de nossas dicas, para que assim o consumo de água possa ser um tanto menor e você consiga fazer economia e ainda ajude a natureza. 

Caso tenha alguma dúvida deixe-a nos comentários. Todos os dias temos conteúdo novo, como, por exemplo, dicas e curiosidades, em matérias recentes. Fique por dentro de conteúdo financeiro e dicas exclusivas: Tecnologia 5g como funciona, Imposto de Renda Regressivo: O que é e Qual Seu Impacto? e muito mais.

Rolar para cima

Ao continuar navegando, você concorda com nossos Termos de Uso e Polí­tica de Privacidade.