Desenvolvimento Sustentável: Um Guia Completo!

Desenvolvimento Sustentável: O que é e qual seu Impacto no Planeta

Anúncios

O desenvolvimento sustentável é responsável por fazer a relação entre o crescimento econômico,conservação ambiental e a preocupação social.

Sem dúvidas, aprender e saber mais sobre o que é o desenvolvimento sustentável e como ele funciona, é fundamental para começar a cuidar do mundo de outra maneira.

Sendo assim, se você também quer descobrir mais sobre o desenvolvimento sustentável e seu impacto no desenvolvimento ambiental,  econômico e social, continue a leitura deste artigo.

 Afinal, o que é desenvolvimento sustentável?

Em primeiro lugar, o desenvolvimento sustentável está diretamente ligado ao desenvolvimento econômico da humanidade, baseado na conservação dos recursos naturais.

Cuidar do meio ambiente é cuidar de você e do próximo - Desenvolvimento sustentável
Cuidar do meio ambiente é cuidar de você e do próximo! (fonte: Pixabay)

Sendo assim, o desenvolvimento feito de maneira sustentável indica que os recursos naturais sejam utilizados de maneira racional e responsável.

Anúncios

Ou seja, sem seu esgotamento, visando a conservação desses recursos naturais para as futuras gerações.

Por isso, o desmatamento na Amazônia e o desmatamento nas florestas naturais precisa ser controlado com urgência.

Anúncios

Dessa forma, busca-se o progresso econômico de toda sociedade baseado na importância dos recursos ambientais para as atividades produtivas, ainda na sua conservação, visando a preocupação com o futuro da humanidade.

Além disso, o termo desenvolvimento sustentável está diretamente ligado aos diferentes debates sobre as questões ambientais.

Em especial no final do século XX, por conta de ações da Organização das Nações Unidas (ONU).

Durante este período, a preocupação ambiental se tornou uma constante, em razão dos impactos provocados pela ação humana no meio.

Dessa maneira, assim como pela emergência de questões como o aquecimento global e as mudanças climáticas.

Todavia, a discussão sobre o desenvolvimento sustentável foi abordada, primeiramente na Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente Humano, realizada no ano de 1972, em Estocolmo (Suécia).

Sendo assim, essa conferência foi um importante momento de debate entre os países sobre toda questão ambiental.

Em especial sobre a preocupação mundial com os riscos ambientais das políticas de industrialização empreendidas, principalmente realizada pelos países desenvolvidos.

Entretanto, no ano de 1987, o documentário “Nosso futuro comum” sistematizou essas discussões, e ainda estabeleceu o termo desenvolvimento sustentável.

Os três princípios básicos do desenvolvimento sustentável

  • Ambiental 
  • Econômico
  • Social

Desta forma, as Nações Unidas prosperam, no ano de 2015, a chamada e conhecida Agenda 2030.

Todavia, trata-se de um plano de ações que estabelece 17 objetivos a serem cumpridos pelos países-membros até o ano de 2030, para dessa maneira atingir o desenvolvimento sustentável.

Além disso, entre as metas determinadas para o projeto, estão a erradicação da pobreza e da fome, a igualdade social e de gênero, o acesso ao saneamento básico, entre outras.

Todavia, o alcance desse método de desenvolvimento depende de esforços coletivos que incluem a ação da sociedade civil, dos Estados nacionais e das empresas.

Desse modo, esses princípios sustentam o conceito do termo desenvolvimento sustentável.

Que dessa forma, indica a promoção do crescimento econômico baseada no respeito ao meio ambiente e também na melhora da qualidade de vida de toda população.

Além disso, a divisão desses princípios permeia a importância de cada uma dessas grandes áreas para o alcance do desenvolvimento sustentável.

E também a necessidade de que exista um trabalho conjunto, para que assim os diferentes princípios sejam desenvolvidos de maneira igual.

Tudo em prol de um objetivo maior, ou seja, o desenvolvimento sustentável e a saúde do meio ambiente e seus bens naturais.

Como funciona o desenvolvimento sustentável 

Plantando uma nova árvore - Desenvolvimento sustentável
Plantando uma nova árvore (Fonte: Pixabay)

Em primeiro lugar, a partir da sensibilização da sociedade em razão ao uso irracional dos recursos humanos, como as florestas naturais, por exemplo, e dos impactos ambientais gerados pela ação humana.

O conceito de crescimento sustentável é colocado como uma alternativa que promove a interdependência entre a economia, a sociedade e o meio ambiente.

Além disso, o conceito desenvolvimento sustentável remete, dessa maneira, a importância dos três princípios que citamos acima para a sua ativação.

Dessa forma, essas ações ainda remetem diretamente ao conceito de sustentabilidade.

Esse conceito está ligado à promoção de ações que ofereçam sustentação para que a economia possa crescer, a preservação ambiental além da redução da desigualdade social.

Todavia, o desenvolvimento sustentável é feito por um conjunto de princípios, que permeiam o desenvolvimento da economia a partir de ações de cunho social e ambiental.

A importância do desenvolvimento sustentável, prima pelo crescimento econômico de maneira que não traga prejuízos para as próximas gerações. 

Uma vez que são registrados altos impactos ambientais diariamente, promovidos pelas atividades produtivas na atualidade.

Exemplos de ações sustentáveis

Coleta seletiva - Desenvolvimento sustentável
Coleta seletiva (Fonte: Pixabay)

A princípio, as ações sustentáveis são aquelas que promovem o uso equilibrado e racional dos recursos naturais, com o intuito de preservar o meio ambiente.

Entretanto, a sua prática não é unilateral, e depende da sociedade civil, das empresas e dos  representantes dos Estados Unidos para funcionar, 

Além disso, essas práticas podem ser desenvolvidas de maneira individual ou em conjunto.

Dessa forma, ela abrange desde pequenos gestos realizados no dia a dia, até ações maiores de grande escala.

Confira abaixo algumas práticas sustentáveis, e que podem ser realizadas com facilidade:

  • Fazer o descarte adequado de lixo e dos rejeitos domésticos e industriais.
  • Separar corretamente o lixo orgânico e não orgânico, além da realização da coleta seletiva e práticas de reciclagem.
  • A utilização de energias limpas e renováveis, como é o caso da energia solar, por exemplo.
  • Adoção de meios alternativos de transporte menos poluentes, ou a priorização do transporte coletivo em detrimento do individual. 
  • A utilização de produtos que sejam biodegradáveis, dessa forma, evitando o uso de artigos feitos com plástico.

         Além de outros materiais que levam mais tempo para se decompor na natureza, e dessa forma podem poluir ecossistemas terrestres e  marinhos.

  • Evitar ao máximo o desperdício de água
  • Economia de energia elétrica
  • Colocar em prática o consumo consciente, atentando-se à certificação ambiental e procedência dos produtos.
  • A redução do desmatamento e da prática de queimadas em florestas naturais.
  • Criação de áreas de proteção ambiental, e a realização da fiscalização necessária.
  • Promoção de ações de reflorestamento.
  • A instalação de meios de geração de energia de fontes renováveis, além do emprego de energia solar.

         Ele permite a conservação de outros recursos naturais, assim como a diminuição dos custos domésticos com energia elétrica.

A importância do desenvolvimento sustentável

A princípio, o padrão de consumo e o modelo de desenvolvimento econômico surgiram com a revolução industrial.

Eles se intensificaram na medida em que ocorreu o aperfeiçoamento dos meios tecnológicos, de produção e de comunicação.

Dessa forma, modificando as relações entre o ser humano, a natureza e seus bens.

Além disso, a extração e utilização desenfreada desses recursos naturais, por vezes, dá a falsa impressão de que a sua oferta é infinita, porém, não é esse o caso.

Até mesmo os recursos renováveis podem ser impactados por fenômenos como por  exemplo, o aquecimento global e a poluição.

O desenvolvimento sustentável é de extrema importância para assegurar o melhor manejo dos recursos naturais, de forma que eles não cheguem ao fim.

E que seja possível atender às necessidades das gerações presentes e das próximas. 

Entretanto, a sua importância reside no fato das práticas atreladas a esse modelo objetivarem a redução dos impactos ambientais.

Além do agravamento dos fenômenos climáticos extremos, e promovendo o alcance de uma melhor qualidade de vida, às diversas populações que habitam no planeta terra.

Como alcançar o desenvolvimento sustentável?

Desenvolvimento sustentável
Mãos com uma nova planta (Fonte: Pixabay)

Antes de tudo, atingi-lo não é uma tarefa a ser feita por um único grupo de pessoas ou entidades.

O cumprimento da agenda estabelecida pelas Nações Unidas, assim como o cuidado geral com a natureza, por exemplo.

Dessa forma, isso depende do esforço coletivo e da criação de normas e políticas de ação oriundas de poderes superiores, que atuam em escala territorial.

Ou seja, as ações individuais além da avaliação da forma como agimos em nosso dia a dia, são essenciais para que possamos avançar em direção a maior harmonia com o meio ambiente.

Ainda assim, a promoção de atitudes que sejam sustentáveis, além de políticas públicas voltadas para a preservação ambiental, e para a conservação e recuperação de ecossistemas.

Além disso, o planejamento estatal e os planos de gestão são orientados para a garantia da sustentabilidade, e são essenciais para que se chegue a esse modelo de desenvolvimento.

Junto a isso, não dá para deixar de lado a atuação das empresas e da incorporação interna, em todas as etapas necessárias da cadeia produtiva.

De medidas que visem a redução de seu impacto ambiental, e colaborem para uma produção ainda mais limpa e ecologicamente viável.

Conheça os objetivos do desenvolvimento sustentável

A princípio, os  Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) foram abraçados pelos países-membros das Nações Unidas.

Isso aconteceu durante a Cúpula do Desenvolvimento Sustentável, realizada em 2015 na sede da ONU, localizada em Nova York (EUA).

Além disso, trata-se de uma agenda formada por 17 objetivos gerais e 169 metas para serem cumpridas, isso até o ano de 2030.

Pelas Nações Unidas, mediante a planos de ação e políticas voltadas ao desenvolvimento social, ambiental e econômico.

Com foco na erradicação da pobreza, e na garantia da sustentabilidade do meio ambiente e do planeta.

Dessa maneira, o documento que sistematiza esse plano é intitulado “Transformando o Nosso Mundo: A Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável.

Confira abaixo os 17 objetivos da Agenda 2030:

  • Erradicação da pobreza
  • A erradicação da fome e garantia de segurança alimentar
  • Saúde de qualidade
  • Educação de qualidade inclusiva
  • A igualdade de gênero
  • Acesso à água potável e saneamento básico
  • Energia renovável e acessível
  • Um trabalho digno e crescimento econômico
  • A industrialização inclusiva e sustentável, infraestruturas reforçadas e inovação.
  • A diminuição das desigualdades
  • Tornar as cidades e comunidades mais seguras, resilientes e sustentáveis.
  • Consumo e produção responsáveis
  • Ação contra a mudança global do clima
  • A conservação da vida marinha
  • Proteção dos ecossistemas terrestres
  • Paz, justiça e instituições eficazes
  • Fortalecer parceria global para o desenvolvimento sustentável.

O Desenvolvimento X Crescimento Econômico

Antes de tudo, é importante esclarecer que desenvolvimento, não deve ser confundido com crescimento econômico, pois não implica apenas para a geração de riquezas.

Sendo assim, quando um governo faz um projeto de desenvolvimento, ele busca maximizar o bem-estar social e distribuir os benefícios  do crescimento do país para a população.

Ou seja, isso significa melhoria na infraestrutura, ampliar o fornecimento de energia e garantir o acesso à educação e à moradia, por exemplo.

Dessa forma, a melhor definição para se considerar o desenvolvimento como sustentável, é de que ele precisa ser capaz de suprir as necessidades da geração atual.

A ideia é que as atividades realizadas pelos seres humanos não esgotem os recursos naturais.

Como a água limpa, as terras aráveis e as florestas naturais, além de outros recursos da natureza.

Ao mesmo tempo, todo desenvolvimento deve garantir condições de educação, moradia e saúde que dessa forma forneçam uma vida digna à população.

Os desafios do desenvolvimento sustentável

É importante salientar, que o Brasil ainda possui inúmeros problemas na garantia do desenvolvimento, baseando-se no tripé da sustentabilidade.

Dessa maneira, um deles é a falta de planejamento no crescimento das cidades.

Ou seja, o que leva a enchentes, grandes engarrafamentos, excesso de poluição e a redução das áreas verdes.

Além disso, acontece a especulação imobiliária, que tende a marginalizar a população de baixa renda, a qual em muitas situações se vê obrigada a ocupar terrenos irregulares e impróprios.

Sendo esses locais impróprios, sem o fornecimento de energia e de esgoto, ou seja, em uma situação precária.

Todavia, outro grande desafio é promover o crescimento da agropecuária sem a necessidade de ocupar novas áreas.

Como por exemplo, a expansão da fronteira agrícola que se localiza no Cerrado e na Amazônia.

Para isso, a agropecuária busca aumentar sua produtividade, sobretudo, por meio da mecanização da produção.

Como alcançar o desenvolvimento sustentável?

Um mundo mais sustentável - Desenvolvimento sustentável
Um mundo mais sustentável (Fonte: Pixabay)

Em primeiro lugar, o desenvolvimento sustentável é necessário para a manutenção de diferentes formas de viver da humanidade.

Assim como para a garantia de oferta de recursos ambientais para as gerações futuras.

Dessa forma, o alcance do desenvolvimento sustentável passa por mudanças nos hábitos de consumo.

Além das mudanças nas políticas ambientais, e na melhoria da qualidade de vida da população em geral.

Contudo, torna-se necessário uma reavaliação dos modos de vida dos indivíduos, com vista à diminuição do consumo e da predação desenfreada dos recursos naturais.

Tudo isso, além da promoção de mudanças na estrutura produtiva das empresas.

Sendo assim, deve-se incentivar políticas de preservação ambiental, assim como atividades com impacto ambiental reduzido nas diferentes esferas da sociedade.

Por sua vez, do ponto de vista social, pode-se estimular ações de diminuição das desigualdades sociais.

Assim como o estabelecimento de uma oferta melhor de oportunidade de trabalho, e renda para as populações, por meio das contribuições da chamada economia verde.

Dessa forma, se contempla os princípios econômicos, ambientais e sociais previstos no conceito de desenvolvimento sustentável.

Afinal, você sabe o que é sustentabilidade?

Em primeiro lugar, a sustentabilidade é um conceito que pode ser relacionado à conservação ou à manutenção de um cenário a longo prazo.

De modo a lidar bem com possíveis ameaças voltadas à natureza e ao meio ambiente, principalmente.

Sendo assim, no aspecto ambiental em que o termo é utilizado com mais frequência, a sustentabilidade se refere a um planeta mais saudável.

No qual os seres possam encontrar as condições necessárias para sua sobrevivência, dessa forma, de geração para geração.

Desse modo, a noção de sustentabilidade surgiu com base no entendimento que os recursos naturais tem fim.

Além disso, em relação à biologia o termo sustentabilidade está diretamente ligado à capacidade de regeneração dos ecossistemas.

Isso diante do uso abusivo de recursos naturais ou de agressões, como incêndios e eventos naturais, por exemplo, incluindo os deslizamentos de terra.

Já na questão econômica, ao longo do século 20, desenvolveu-se o entendimento de que o padrão mundial de consumo e produção, não teria condições de se manter.

Logo, a sustentabilidade passou a ser um termo utilizado como um adjetivo de desenvolvimento.

Os benefícios da sustentabilidade

Quando o assunto é sustentabilidade, é importante dizer que todo mundo acaba se beneficiando.

Confira abaixo seus benefícios: 

  • Melhoria na qualidade de vida.
  • A preservação da biodiversidade e de outros recursos naturais.
  • Diminuição nos desastres ambientais recorrentes.
  • Adoção de hábitos mais saudáveis e  conscientes.
  • Empresas socialmente mais responsáveis
  • Redução na desigualdade social e de todas as maneiras de preconceito.
  • Segurança familiar.
  • Melhora na economia

Entenda como funciona todo o processo de sustentabilidade

A princípio, seja no âmbito individual, no entendimento de cada grupo de pessoas, ou organizacional, na compreensão dos gestores da empresa.

O processo de sustentabilidade deve se dar por meio desses quatro pilares:

O reconhecimento da necessidade de mudança

Antes de tudo, é necessário compreender a necessidade de mudança de postura e passar a adotar novos hábitos mais sustentáveis.

Afinal de contas, as consequências desses hábitos sustentáveis são para o benefício do próprio ser humano.

Se adaptar a uma nova realidade

A princípio, é importante ficar claro que se tornar uma pessoa ou uma organização mais sustentável leva tempo, não é algo de uma hora para a outra.

Ou seja, são hábitos e constância no dia a dia que você passa a se tornar uma pessoa ou empresa mais sustentável.

Dessa forma, aos poucos você vai se adaptando aos novos valores e se conscientizando de que é necessário fazer a sua parte.

O desenvolvimento de hábitos mais saudáveis no cotidiano

Comece a ter hábitos mais saudáveis
Comece a ter hábitos mais saudáveis (Fonte: Pixabay)

Não importa o real tamanho da sua atitude, economizar a água, diminuir o tempo no banho ou instalar temporizadores nas torneiras da empresa.

Essas ações possuem dimensões diferentes, porém elas possuem o mesmo impacto positivo da conscientização.

A manutenção e ampliação de  medidas positivas 

Antes de tudo, é necessário entender que para uma ação se tornar um hábito, é necessário ter repetição.

Sendo assim, você deve fazer da sustentabilidade um estilo de vida, e trazer esse conceito para as mais diferentes esferas.

A sustentabilidade e a responsabilidade social

Em primeiro lugar, cada um deve se comprometer em desenvolver hábitos mais conscientes.

Afinal, cabe a toda sociedade o dever de contribuir para que possamos viver em um mundo melhor e mais consciente.

Portanto, essa é uma responsabilidade social , colaborar para o desenvolvimento mais sustentável do planeta.

Dessa forma, no âmbito corporativo, a sustentabilidade e responsabilidade social devem ser como integrantes da cultura organizacional das empresas.

Sendo assim, em alguns casos esses são verdadeiros diferenciais competitivos, mesmo que todas as empresas devessem possuir esses conceitos como bandeiras.

Todavia, uma empresa sustentável e responsável socialmente é aquela que não polui.

Além de dispor de seus recursos naturais de maneira sustentável, realiza ações para melhorar a realidade local, combatendo o preconceito e etc.

Conheça os diferentes modelos de sustentabilidade 

Compreende-se que a preservação e manutenção do meio ambiente, cujo seu principal objetivo é garantir que as necessidades das gerações futuras não sejam prejudicadas.

Afinal, o uso irresponsável dos recursos naturais trazem malefícios que terão impacto por tempo indeterminado.

Sustentabilidade empresarial

Com o aumento no grau de conscientização dos consumidores em relação às questões ambientais.

As empresas têm incluído em seu planejamento estratégico a sustentabilidade como uma responsabilidade social.

Ou seja, isso tem feito com que as organizações se tornem mais responsáveis sustentavelmente. 

Dessa forma, as ações são pautadas pela preservação do meio ambiente e na busca da melhoria na qualidade de vida dos individuos. 

A sustentabilidade social

Esse modelo é baseado na redução das desigualdades entre os povos, com a manutenção de uma vida digna e mais igualitaria. 

Com a garantia do atendimento às necessidades básicas de todo ser humano, como por exemplo, saúde, educação, renda e cultura.

Sustentabilidade alimentar

A princípio, a sustentabilidade alimentar é garantida quando os alimentos são feitos em uma cadeia responsável, que respeite os parâmetros conscientes sociais e ambientais.

Dessa maneira, para realizar esse tipo de análise, é necessário verificar o quanto de água e energia foi gasto durante o processo.

Além disso, existe um cuidado com os resíduos liberados, entre outros pontos específicos.

Isso também tem a ver com  a segurança alimentar, que se trata do acesso geral da população a alimentos mais seguros.

Conclusão

Ao descobrir mais profundamente o que é desenvolvimento sustentável, e como ele é importante na busca por um mundo mais sustentável, pensando sempre no melhor desenvolvimento do meio ambiente e do planeta, podemos notar que ele trás apenas benefícios.

Dessa forma, incluir praticas mais sustentáveis no nosso dia a dia, como por exemplo, separar os lixos corretamente, se atentar ao consumo de água, são formas simples mas que fazem a diferença para uma sociedade mais sustentável, afinal, a destruição das reservas naturais e do meio ambiente trás diversos malefícios e ameaças para a humanidade.

Rolar para cima

Ao continuar navegando, você concorda com nossos Termos de Uso e Polí­tica de Privacidade.