O que é Trabalho Informal: Conheça as Principais Causas!

O que é Trabalho Informal, Vantagens, Como Funciona e Mais!

Anúncios

Saber o que é trabalho informal, quais são suas vantagens e como ele funciona é fundamental, afinal, eles são muito comuns dentro da sociedade.

De antemão, se você deseja saber o que é trabalho informal, basicamente é aquele que não possui registro, isso porque se trata de um modelo laboral no qual não existe vínculo empregatício.

Para se informar melhor sobre o que é trabalho informal, vantagens e como ele funciona, não deixe de acompanhar este artigo. Boa leitura!

Afinal, o que é trabalho informal?

Feira - O que é trabalho informal
Feira (Fonte: Freepik)

Em primeiro lugar, para quem procura saber o que é trabalho informal, ele consiste na realização de atividades que não possuem vínculos empregatícios ou registros formais.

Ou seja, trata-se do desenvolvimento de qualquer atividade de forma autônoma, pela qual a pessoa desenvolve por conta própria, ou trabalha para outra pessoa mas sem um registro.

Anúncios

Além disso, as atividades informais aumentaram bastante no Brasil durante as últimas décadas.

Isso por apresentarem vantagens como por exemplo, a renda automática e mais autonomia.

Anúncios

Afinal, a busca por mais autonomia é um dos principais fatores responsável por explicar o aumento do trabalho informal.

Em alguns casos, quando olhamos o valor do salário mínimo hoje e os descontos que ele possui, o trabalho informal acaba se tornando uma alternativa mais vantajosa.

Contudo, o desemprego também é um dos principais fatores responsáveis pelo aumento dessa forma de trabalho.

Os descontos no salário de um trabalhador formal de carteira assinada é tão grande que dessa forma, as pessoas começaram a notar que poderiam ter mais benefícios optando pela informalidade no trabalho.

Veja alguns exemplos a seguir de alguns serviços que o trabalho informal disponibilizam:

  • Lavagem de carros
  • Venda ambulante
  • Construção civil
  • Catadores de reciclagem
  • Consertos de aparelhos domésticos e eletrônicos
  • Músicos
  • Empregadas domésticas
  • Programadores

Conheça as causas do trabalho informal

Depois de descobrir o que é trabalho informal, é importante saber como ele funciona na prática.

A princípio, o trabalho informal é estendido assim como o desenvolvimento de qualquer atividade responsável por gerar renda sem nenhum vínculo entre a empresa e o trabalhador.

Dessa maneira, durante as últimas décadas o fator urbanização acabou ampliando a ocorrência de atividades informais em médias e grandes cidades.


Também é importante destacar o aumento significativo do desemprego, outro fator que predomina em causas da ampliação de atividades informais no Brasil.

Assim como o crescimento do número de pessoas nas cidades, que vem sendo acelerada cada vez mais pelo crescimento urbano, ou então processos migratórios.

Que estão aliados à ineficiência dos governos na hora de gerar novas vagas de emprego.

E tem condicionado países mais pobres ou emergentes assim como o Brasil a aumentarem o número da população que realiza atividades informais em busca pelo seu sustento e de sua família.

Outro fator que está ligado à ampliação de pessoas que procuram realizar o trabalho informal é a educação.

Afinal, essa é uma área da sociedade que acaba não sendo uma perspectiva de escolha ou vida para milhões de brasileiros que por algum motivo precisam deixar as instituições de ensino porque precisam trabalhar.

Assim, muitas pessoas acabam se tornando trabalhadores sem formação ou escolaridade, o que acaba lhe impedindo de conseguir um emprego formal.

Dessa maneira, direcionando-se para o desenvolvimento de atividades informais para conseguir garantir seu sustento e de sua família.

Também é importante levar em consideração os fatores mais complexos que estão ligados à informalidade do mercado de trabalho.

Como por exemplo, as altas taxas de juros, inflação crescente e também a burocracia do governo, além de regras descritas nas leis trabalhistas.

Características

Como citamos anteriormente, no trabalho informal não existe carteira assinada, assim como não tem contrato de empregoformal ou emissão de notas fiscais.

Desse modo, as contribuições e os impostos também não precisam ser pagos nesta forma de trabalho.

Além disso, o perfil dos trabalhadores informais não é algo constante, as pessoas podem ter mais ou menos escolaridade, isso é indiferente.

Entretanto, pessoalmente muitas vezes essas pessoas não são valorizadas e podem acabar sofrendo preconceitos.

Contudo, existem quem lhes qualifique como empreendedores, isso por encontrarem em algumas situações oportunidades de realizar projetos de maneira mais ou menos autônoma.

Vantagens e desvantagens

Antes de mais nada, a principal vantagem do trabalho informal está no fato do mesmo ser uma maneira que as pessoas encontram de ter uma fonte de renda.

Ao mesmo tempo, a ideia de ter uma renda maior e o fato de conseguir gerir o próprio horário são outras vantagens desse modelo de trabalho.

Entre as desvantagens, sem dúvidas, o maior prejuízo é não ter uma renda mensal fixa, sendo esse um fator que acaba resultando na falta de disponibilidade a créditos e financiamentos.

Isso porque não existe ajuda de custo como vale refeição ou transporte, assim como não existem férias pagas ou décimo terceiro, além disso, não existem licenças no emprego informal.

Por exemplo, no caso da construção civil em casos de acidentes, as pessoas podem continuar trabalhando.

Isso mesmo sem estar em condições ou exigindo muito da resistência física para conseguir garantir uma renda.

Seguro desemprego também não faz parte dos benefícios do trabalho informal, assim como pagamentos de hora extra.

Diferenças entre trabalho informal e formal

Ambos os trabalhos possuem diferenças claras, começando pela organização, benefícios, regulamentação e contratos formais.

Além disso, o trabalhador formal possui o registro profissional em sua carteira de trabalho, o que acaba garantindo a ele pontos positivos em relação ao trabalho informal.

Isso porque a carteira de trabalho assinada permite que o trabalhador formal tenha décimo terceiro salário, férias remuneradas, licenças médicas, entre outros benefícios do Governo Federal.

Já no caso do trabalho informal não existe o registro do trabalho na carteira de trabalho, assim como no trabalho informal.

Ou seja, esse trabalhador não tem direito aos benefícios dentro da lei, assim como no caso do trabalhador formal.

Dessa maneira, o informal fica desamparado financeiramente em momentos de algum imprevisto, assim como doenças, acidentes, gravidez, entre outras adversidades.

Conclusão sobre o trabalho informal

Agora que você já sabe o que é trabalho informal e quais suas características, fica mais fácil de entender como ele funciona e se essa é uma opção viável para você.

Afinal, como tudo na vida o trabalho informal tem suas vantagens e desvantagens. Contudo, muitas pessoas acabam optando para o trabalho informal por falta de opções e oportunidades.

Por conta disso é muito importante se programar para poder ter uma fonte de renda viável mensalmente.

Rolar para cima

Ao continuar navegando, você concorda com nossos Termos de Uso e Polí­tica de Privacidade.