O que é Taxa de Câmbio, Como Funciona, Modelos e Mais!

O que é Taxa de Câmbio e Como Ela Funciona?

Anúncios

Mesmo que você nunca tenha usado moedas estrangeiras na sua vida, é importante se informar sobre o que é taxa de câmbio.

É interessante saber o que é taxa de câmbio, afinal, o dólar é usado como referência em relação às moedas de outros países, dessa forma, tanto para as operações financeiras, turismo e comércio.

Anúncios

Se você deseja saber mais informações sobre o que é taxa de câmbio, como ela funciona e mais, fique conosco até o final deste artigo!

Afinal, o que é a taxa de câmbio?

Pilha de moedas - O que é taxa de câmbio
Pilha de moedas (Fonte: Freepik)

Antes de mais nada, a taxa de câmbio se trata de um índice de valores relacionado às moedas de diferentes países.

Anúncios

Ou seja, a taxa de câmbio é o preço de uma moeda estrangeira em lugares da moeda nacional. Dessa forma, no caso do Brasil é o real.

Sendo assim, podemos dizer que essa taxa está atrelada ao valor de uma moeda comparada a outra, e até mesmo à relação entre duas determinadas nações.

Neste caso, um exemplo é a compra de dólares antes de fazer uma viagem internacional.

Dessa forma, quantos reais é preciso para conseguir comprar um dólar? A cotação encontrada é referente à taxa cambial referente à moeda americana.

É importante se lembrar que a taxa de câmbio está relacionada às variações cambiais, além dos ajustes do Banco Central para ter um controle maior da balança comercial.

Por esse motivo, muitos fatores como por exemplo os acontecimentos políticos e o cenário econômico regional, acabam influenciando no seu valor final.

Conheça as taxas de câmbio praticadas no Brasil

 A princípio, podemos dividir o mercado de câmbio e as suas taxas em algumas variações diferentes, que dessa forma usam valores diferentes para sua comercialização, como por exemplo:

  • Câmbio comercial
  • Câmbio Turismo
  • Câmbio Paralelo

Entenda melhor como funciona cada uma delas!

1- Câmbio comercial

Primeiramente, o câmbio comercial é responsável por operações referentes a compra e venda de moedas, referencial usado durante transações entre organizações de diferentes países.

Sendo assim, as operações de importação e exportação acabam recebendo e conseguindo realizar pagamentos com a cotação comercial, que atuam no momento das transações sendo esse o modelo que possui um valor menor.

2- Turismo – O que é taxa de câmbio

Quem viaja de forma frequente para o exterior pode conhecer de forma mais aprofundada o câmbio turismo.

Afinal, seu uso como seu próprio nome já sugere, é voltado para trocar moedas estrangeiras e usá-las em compras internacionais, durante as demais transações, como uma cotação baseada no dinheiro do país referente a viagem.

3- Câmbio paralelo

Esse é um formato muito conhecido pelas casas de câmbio e doleiros, dessa forma, esse câmbio paralelo é negociado na prática por meio de agentes não autorizados.

Assim, oferecida como uma opção um pouco mais econômica comparada aos modelos anteriores.

Contudo, seu uso pode acabar acarretando em diversos prejuízos para quem compra ou vende a moeda dentro desse formato.

Sendo assim, entre os principais riscos do câmbio paralelo é possível encontrar:

A aparição de multas ou até mesmo detenção,  na qual os envolvidos precisam responder por sonegação fiscal e também lavagem de dinheiro.

Esse mercado tradicional está vinculado a ações criminosas, o que acaba afetando a segurança tanto dos envolvidos, quanto dessas operações entre si.

As notas que estão em circulação neste mercado, são em diversos casos falsas, por esse motivo, o risco de golpes é considerado altíssimo.

Modelos de taxas de câmbio

Além das variações de taxas de câmbio aplicadas como mostramos anteriormente, podemos dar seguimento a essa aplicação em três modelos:

  • Câmbio nominal
  • Câmbio real
  • Câmbio real efetivo

Confira abaixo como funciona cada uma das opções de câmbio:

1- Câmbio Nominal

Esse é o modelo de câmbio mais popular, responsável por representar o custo de uma moeda comparada a outra disponível no mercado.

Desse modo, ela indica a verdadeira mudança no valor das moedas dentro das bolsas de valores mundiais.

Ou seja, neste caso é a relação entre duas unidades monetárias entre diferentes regiões ou países. Além disso, ela também pode ser comparada junto das taxas de inflação interna e externa.

Essa é considerada a taxa mais direta e fácil de ser calculada, isso porque o cálculo dela é baseado no valor de uma moeda comparada a outra.

2- Real – O que é taxa de câmbio

Essa é uma taxa que possui como sua base o valor do euro ou do dólar americano, isso porque essas moedas são consideradas padrões de medição das taxas de câmbio mundiais.

Sendo assim, além de levar em consideração o valor exato de uma moeda em seu território nacional.

Também é necessário considerar as leis de oferta e demanda, além dos valores do dólar ou euro. Desse modo, para conseguir obter essa taxa, você irá precisar usar a seguinte fórmula:

CR= (CN X IE) ÷ II.

CR= Câmbio real, resultado e valor referente a taxa.

CN: Câmbio nominal, ele representa a moeda de cálculo de base.

IR= Taxa da inflação externa

II= Taxa de inflação interna

3- Câmbio real efetiva

Essa taxa é determinada até que ponto os países conseguem interferir no fluxo das relações comerciais.

Desse modo, essa é uma maneira de medir as taxas de câmbios bilaterais que estão associadas a alguns parceiros comerciais selecionados.

Fatores que influenciam na taxa de câmbio

Diversos fatores podem acabar influenciando no aumento ou diminuição da taxa cambial de uma moeda, comparada a outra. O principal motivo está ligado à oferta e demanda de uma moeda.

Fatores econômicos e políticos também podem acabar tornando as moedas mais fortes ou fracas, dessa forma, afetando os preços das taxas de câmbio.

Além de taxas de juros do país, o valor, finalidade e recorrência do câmbio também acabam interferindo nas taxas.

O Brasil, por exemplo, adota um regime de câmbio flutuante, neste caso, isso significa que o Banco Central não interfere no mercado para poder determinar as taxas cambiais.

Conclusão sobre a taxa de câmbio

Para concluir, a taxa de câmbio determina o valor de uma moeda estrangeira quando comparada a outra.

Além disso, ela não influencia apenas o poder de compra de turistas em viagens internacionais, mas também a economia de um país a longo prazo.

Desse modo, o recomendado é sempre se manter atualizado sobre as oscilações da taxa de câmbio, além das variações do mercado, principalmente durante crises econômicas, sociais e políticas.

Rolar para cima

Ao continuar navegando, você concorda com nossos Termos de Uso e Polí­tica de Privacidade.