Anúncios
Conhecer os fatos curiosos do mundo permitirá que você tenha um maior conhecimento sobre o planeta terra e seus habitantes. Dessa maneira, esses fatos vão se mostrar divertidos e surpreendentes.
Além disso, ao saber de fatos curiosos do mundo você poderá enxergar o universo e a sociedade de maneira mais completa. Assim, muitos fatos curiosos são capazes de mudar nossa percepção sobre assuntos que consideramos mundanos ou sem graça.
Dessa forma, você vai conhecer alguns dos fatos curiosos do mundo mais interessantes. Portanto, esses são fatos reais e que demonstram como nosso mundo é um lugar curioso, além de cheio de mistérios.
O que são fatos curiosos do mundo?
Primeiramente, os fatos curiosos do mundo dizem respeito a curiosidades de destaque sobre a vida no planeta terra. Dessa maneira, o mundo possui diversos aspectos interessantes que poucas pessoas conhecem.
Sendo assim, conhecer esses fatos irá te apresentar novas características do mundo que talvez você não conheça. Desse modo, o mundo é um lugar muito vasto e com uma história rica, repleta de mistérios. Entretanto, alguns desses mistérios possuem respostas curiosas que valem a pena conhecer.
Portanto, a história da humanidade é uma parte indispensável de toda a existência do planeta terra. Por mais que os seres humanos habitem a terra a relativamente pouco tempo, vale destacar que muitas coisas (boas e ruins) aconteceram durante esse período.
Além disso, historiadores, cientistas e outros profissionais da área estudam os mistérios do mundo. Assim, essas descobertas se mostram como grandes conquistas para a humanidade, que é naturalmente curiosa.
Anúncios
Dito isso, vamos apresentar fatos curiosos do mundo que vão te surpreender e te deixar ainda mais curioso quanto aos mistérios do mundo. Para mais, você também vai conhecer alguns acontecimentos históricos que podem não ser tão populares, mas são muito surpreendentes!
1 – A vida existe apenas na Terra
O universo é vasto e está se expandindo continuamente. Entretanto, até o momento, não foi descoberta nenhuma prova de vida em um planeta que não seja a Terra. Dessa forma, podemos assumir que estamos sozinhos, pelo menos na fatia do universo que conhecemos e podemos investigar.
Anúncios
Sendo assim, atualmente, os seres humanos catalogaram cerca de 1,2 milhões de espécies animais no planeta terra. Para mais, acredita-se que essa é apenas uma porcentagem do total verdadeiro. Portanto, em uma estimativa de 2011, cientistas apontaram que cerca de 8,7 milhões de espécies diferentes devem viver na Terra.
Desse modo, um planeta depende de muitos fatores para se tornar habitável. Assim, a vida pode existir em nosso planeta graças a um grande número de fatores.
Em 4,5 bilhões de anos que o planeta Terra existe, milhões de espécies de animais o habitaram. Além disso, por meio do processo de evolução, muitas das espécies que vivem na terra atualmente podem descender de animais que viveram no mesmo planeta há milhões de anos.
2 – A precisão da medição do tempo – Fatos Curiosos do Mundo
Como dito anteriormente, o planeta Terra possui 4,5 bilhões de existência. Contudo, os humanos começaram a surgir, evoluir e se organizar em sociedade há apenas alguns milhares de anos. Assim, a presença dos humanos no planeta é muito breve ao compararmos com a idade do planeta.
Neste caso, os seres humanos são engenhosos e desenvolveram, através das ciências, incríveis maneiras de entender o planeta e o universo em geral. Portanto, a medição de tempo através de relógios é algo que todos entendemos como absoluto, mas a verdade é que a medição de tempo que fazemos não é exata.
Dessa forma, atualmente os relógios são muito mais precisos que na antiguidade. Para fazer a medição do tempo, meteorologistas de todo o mundo usam técnicas precisas para contar os minutos e segundos.
Portanto, é preciso destacar que esse é um trabalho muito importante e que exige muita precisão e disciplina. Contudo, não temos conhecimento da “hora exata”. Sendo assim, para fazer a medição, laboratórios ao redor do mundo são responsáveis por enviar suas medições para o Escritório Nacional de Pesos e Medidas de Paris.
Essa é uma instituição referência em sua área é a responsável por realizar a média ponderada que define nosso horário oficial. Desse modo, nossa medição do tempo é uma construção humana.
3 – O fungo gigante
Alguns fatos curiosos do mundo envolvem os seres vivos que o habitam. Dessa maneira, existem seres vivos muito grandes, como a baleia azul, recifes de coral e árvores, por exemplo. Contudo, muitas pessoas não sabem qual é o maior organismo vivo no planeta Terra.
Desse modo, o Armillaria, um cogumelo do Oregon, é o maior ser vivo do mundo. Portanto, na década de 1990, um cogumelo que ocupava cerca de 14,97 hectares foi encontrado no estado americano.
Contudo, há pouco tempo, uma equipe estava investigando um desaparecimento quando se deparou com um cogumelo que ocupa incríveis 809 hectares. Dessa forma, esse cogumelo possui milhares de anos.
Os cogumelos se conectam por uma rede de tecidos que se chama micélio, apesar de irromperam o solo. Assim, por mais que os rebentos deste cogumelo não se mostrem como rebentos perfeitos, é preciso destacar a grande porção de terreno que este em específico ocupa.
4 – “Curas” para a Peste Negra – Fatos Curiosos do Mundo
A medicina moderna é capaz de tratar um grande número de doenças e extinguiu várias outras. Dessa forma, quando surge uma nova doença é possível combatê-lá, seja causada por vírus ou bactéria, por mais que possa levar algum tempo.
Entretanto, na Idade Média as coisas eram muito diferentes, pois a medicina estava em um estágio muito inicial e existia uma mentalidade contrária ao desenvolvimento das ciências. Portanto, a Peste Negra foi uma grande pandemia que levou a vida de milhões de pessoas na Europa e Ásia.
Sendo assim, em um tempo onde superstições ditavam o modo de viver, existiram alguns tratamentos para a Peste Negra, que se mostraram ineficazes ou até mesmo mortais. Assim como outras curiosidades do mundo antigo, o mundo era um lugar bem diferente nessa época.
Desse modo, as bactérias que causavam a doença se espalhavam por meio de pulgas e ratos. Entretanto, em muitos lugares os animais de estimação de toda a aldeia foram mortos para evitar a transmissão da doença, que não acontecia através deles.
Para mais, algumas pessoas encaravam a Peste Negra como uma espécie de punição divina e marchavam entre cidades enquanto chicoteavam as próprias costas.
Acreditava-se que o “ar ruim” era o responsável pela doença. Dessa maneira, para combater o ar ruim da Peste Negra com um pior ainda, as pessoas se sentavam nos esgotos da cidade. Por fim, colocar o traseiro raspado de uma galinha nas feridas e comer pó de arsênio eram outros tratamentos da época.
5 – Joias no subterrâneo
Quando vivemos nosso dia a dia, não paramos para pensar que existem milhares de quilômetros de solo entre nós e o centro da terra. Assim, no subterrâneo de nosso planeta é possível encontrar fatos curiosos do mundo, como cavernas de cristais naturais, por exemplo.
Dessa maneira, é possível encontrar pilares de gesso nas cavernas de cristais no México. Esses pilares são na verdade os maiores cristais naturais que a humanidade tem conhecimento. Sendo assim, alguns desses cristais podem chegar a 9 metros de altura.
Portanto, a descoberta dessas cavernas de cristais aconteceu por acidente no ano de 2000. Mineiros que buscavam por prata próximos do local acabaram descobrindo a caverna ao derrubar uma das paredes acidentalmente. Dessa forma, podemos imaginar que muitas outras cavernas com cristais e outros tipos de pedras podem existir nas profundezas do solo.
Dito isso, em 1991 aconteceu a descoberta da caverna Hang Son Doong, no Vietnã. Desse modo, nessa coberta existe a maior floresta subterrânea do mundo, sendo até possível estacionar um avião de grande porte nela. Os mistérios do mundo subterrâneo são muitos, assim como suas belezas.
6 – A forma da Terra – Fatos curiosos do mundo
Primeiramente, há muitas representações que mostram o planeta Terra como uma esfera perfeita. Todavia, essas representações não condizem com a realidade: apesar de realmente ser esférico, o planeta Terra não apresenta proporções perfeitas.
Sendo assim, os polos da Terra são achatados, ou seja, seu formato é de um “esferoide achatado“. Portanto, os motivos para que seus polos sofram esse achatamento são a força centrífuga da rotação (movimento que a Terra faz e que é responsável pelos dias e noites) e da gravidade.
Assim, além do achatamento dos pólos acontece o alargamento equatorial. Neste caso, na Terra o diâmetro no Equador é de aproximadamente 43 quilômetros a mais que o diâmetro de um pólo ao outro.
7 – Prado subaquático
Como dito anteriormente, a Terra possui bilhões de anos e a presença da maioria das espécies atuais começou há alguns milhares de anos. Assim, o tempo que algumas espécies habitam o planeta é curto e, quando paramos para pensar na expectativa de vida de indivíduos específicos, é menor ainda.
Sendo assim, a Posidonia é uma erva-marinha com grande presença no Meidterrâeno. A Posidonia tem o mesmo nome do deus grego Poseidon, o governante supremo dos mares. Para mais, essa erva-marinha é um dos seres vivos mais antigos do planeta.
Portanto, através de análise, cientistas concluíram que um prado de Posidonia que se encontra na Espanha teria mais de 100 mil anos de vida. Dessa forma, é possível considerar essa erva-marinha como um dos seres mais antigos na Terra.
Dessa maneira, antes dos ancestrais dos seres humanos começarem a se expandir para além do continente africano, esse prado de Posidonia já estava crescendo onde viria a se tornar o largo da costa na Espanha. Desse modo, a Posidonia tem como um dos principais fatores para sua longevidade a falta de predadores nacionais.
Sendo assim, os seres humanos são aqueles que representam a maior ameaça para essa planta milenar. Com o crescimento das cidades, a gestão de habitats que abrigam a Posidonia se torna cada vez mais difícil. Contudo, esperamos que essa erva-marinha possa continuar a existir por muitos milênios!
8 – O rio que ferve
A natureza é cheia de mistérios, com seus animais, plantas e paisagens sendo capazes de encantar e chocar a todas. Dessa maneira, na Amazônia peruana é possível encontrar um rio que ferve.
Portanto, as águas deste rio estão muito próximas do ponto de ebulição, ou seja, quase se tornando vapor. Desse modo, qualquer humano que entrar nele poderá ter sérias queimaduras ou até mesmo perder a vida. Para mais, o rio adiciona um grande misticismo para essa bela paisagem e para a floresta lendária.
Além disso, a razão pela qual o rio está sempre fervendo é curiosa, pois não se relaciona com vulcões nem exploração de petróleo. Dessa forma, a atividade geotermal é a responsável por aquecer as águas a uma temperatura de quase ebulição.
Portanto, o rio que ferve existem para além de histórias de fantasia. Através do Khan Academy (pt.khanacademy.org) você pode estudar gratuitamente sobre ciências e entender como fenômenos assim são possíveis.
Conclusão sobre fatos curiosos do mundo
Agora que você conhece alguns dos principais fatos curiosos do mundo é possível olhar o planeta por uma nova perspectiva. Dessa maneira, o planeta é cheio de riquezas e se destaca por sua grande quantidade de seres vivos e mistérios.
Desse modo, a Terra é o único planeta conhecido onde é possível que a vida habite. Portanto, uma série de fatores é responsável para que plantas possam crescer e animais consigam crescer. Além disso, o planeta não possui uma forma esférica perfeita, pois ambos os seus pólos sofrem achatamento da gravidade e movimento de rotação.
Para mais, existem muitos mistérios e lugares inexplorados no planeta. Em anos recentes, aconteceram descobertas de uma caverna com os maiores cristais já vistos no méxico e outra caverna com uma grande floresta no Vietnam. Para mais, no Oregon, Estados Unidos, é possível encontrar um fundo do tamanho de 809 hectares.
Enquanto isso, a medição do tempo não acontece de maneira exata, pois depende de uma média ponderada. Laboratórios do mundo todo enviam suas medições do tempo para Paris, que então faz a estimativa do horário que consideramos o certo.
Por fim, a Posidonia é uma erva marinha milenar, sendo que uma planta dessa espécie presente na Espanha possui mais de 100 mil anos. Dito isso, esses fatos curiosos são muito interessantes e nos lembram como o planeta Terra é um lugar maravilhoso.