Anúncios
Os ditados populares e seu significado são pequenas frases ou expressões conhecidas popularmente e consideradas sábias que são passadas de geração para geração.
Além disso, os ditados populares e seu significado também podem ser conhecidos como ditos ou provérbios.
Deseja se informar mais sobre os ditados populares e seu significado? Então leia atentamente o artigo a seguir. Boa leitura!
Ditados populares e seu significado, o que são?
Em primeiro lugar, os ditados populares também conhecidos como ditos ou provérbios.
Assim, eles atravessam gerações e passam por nossas vidas durante todas as fases dela, dessa forma, eles nunca perdem seu significado.
Anúncios
Essas pequenas frases fazem parte de uma tradição oral da sabedoria popular brasileira.
Elas sintetizam ideias sobre a convivência em sociedade, dessa forma, muitas vezes trazendo conselhos valiosos a respeito de relações humanas.
Anúncios
Confira abaixo 9 ditados populares e seus significados:
1- “Gato escaldado tem medo de água fria”
A princípio, o ditado citado acima tem a ver com a memória e com o cuidar de si mesmo, ou seja, amor próprio.
Quem se magoa com algo começa a temer a qualquer sinal daquilo que o magoou, assim, trata-se de um gesto saudável e instintivo de autoproteção.
A imagem do gato é uma metáfora, afinal. ele tem medo de água.
Dessa maneira, as pessoas que já sofreram com o contato direto com a água quente, fogem rapidamente de qualquer contato com a água novamente.
2- “Não existe rosa sem espinho”
Esse ditado transmite o conceito que até as coisas mais bonitas podem passar por desafios.
Sendo assim, isso vale para um amor, uma amizade, um trabalho ou outras situações.
Isso ocorre porque, como é dito em oração, mesmo as flores mais bonitas, como as rosas, por exemplo, possuem aspectos desagradáveis.
Como os espinhos em seus caules, que assim podem até mesmo causar ferimentos.
3- “Cavalo dado não se olha os dentes” – Ditados populares e seu significado
Esse ditado popular e seu significado está ligado à reação que se deve ter quando se ganha um presente.
Dessa forma, o provérbio orienta para não desvendar ou falar mal de algo que ganhou ainda que o presenteado não tenha gostado muito da oferta.
4- “De médico e de louco todo mundo tem um pouco”
Essa expressão brasileira valoriza a capacidade do ser humano de se adaptar em situações incomuns de maneira inteligente e criativa.
Além disso, o médico é uma figura de autoridade dentro da nossa sociedade e sabe lidar com diversos problemas de saúde.
Diversas vezes, pessoas comuns conseguem resolver questões complicadas sem a ajuda de um profissional.
Dessa maneira, o louco é visto como uma pessoa impulsiva, contudo, também muito criativo.
Essas características estão presentes na maioria das pessoas em maior ou menor grau.
Um ponto importante é que alguns ditados populares são famosos em diferentes regiões do país, ou seja, uma boa dica de viagem é sempre buscar saber quais são os mais conhecidos no destino escolhido.
5- “Não há mal que sempre dure, nem bem que nunca se acabe” – Ditados populares e seu significado
Esse é um ditado que traz uma noção de impermanência, assim, existem momentos em que algo de muito ruim acontece, e o sentimento que fica é o de que “a vida acabou”.
Essa frase serve para lembrar que os momentos difíceis vão surgir, porém, eles não são eternos, ou seja, uma hora eles vão passar e a fase boa irá vir.
Do mesmo modo, quando algo muito bom acontece não podemos nos esquecer que um dia essa fase boa vai passar, afinal, a vida é impermanente.
6- “Águas passadas não movem moinhos”
A mensagem deste ditado popular e seu significado é da importância de desapegar de águas passadas.
Assim, ao falar que “Águas passadas não movem moinhos” a pessoa nos diz que aquelas coisas que um dia foram tão importantes, hoje já não têm a mesma importância.
Isso porque o tempo passou, e dessa forma, as coisas mudaram, o ditado é muito utilizado quando alguém está muito apegado emocionalmente a um momento da sua vida.
7- “Filho de peixe, peixinho é”
O famoso ditado “Filho de peixe, peixinho é” significa que possuímos traços semelhantes com nossos pais ou responsáveis.
Sendo assim, essa frase reforça o quanto nós carregamos características parecidas com as dos nossos genitores.
Esse provérbio é bastante utilizado quando o pai e o filho possuem a mesma profissão, por exemplo.
8- “O pior cego é aquele que não quer ver”
Quando alguém está muito envolvido em um acontecimento, relacionamento ou contexto, ele pode acabar caindo no erro de não ver as coisas como elas realmente são.
Muitas vezes a situação que está acontecendo é bem óbvia, entretanto, a pessoa não consegue ter discernimento para entender.
São em momentos assim que esse ditado popular pode ser utilizado, ou seja, evidenciando aquelas ocasiões onde preferimos nos enganar e não perceber a realidade como ela realmente é.
9- “Cada macaco no seu galho” – Ditados populares e seu significado
Essa é uma famosa expressão que orienta o ouvinte a ocupar o seu espaço de forma correta, sem invadir o espaço alheio.
Ou seja, essa pequena frase pode ter o seguinte significado: Não se intrometa onde não for chamado, ocupe seu tempo apenas com aquilo que te diz respeito.
Ao mesmo tempo, a frase pode ter o significado de que cada pessoa tem habilidades, interesses, e competências para determinadas ocupações, e que somos importantes, cada um dentro do seu contexto.
Conclusão sobre a importância dos ditados populares
Por fim, os ditados populares são de extrema importância para a sociedade, afinal, eles são capazes de passar grandes ensinamentos.
Um fato importante sobre eles é que nunca perdem a validade, entretanto, por serem frases antigas muitos deles são antiquados e até mesmo preconceituosos.
Sendo assim, é importante analisar a frase bem antes de repeti-la por ai, para que dessa forma , você não passe para frente fases que tenham teor racista ou antiquados.
Entretanto, é importante prestar atenção para não acabar passando para frente alguma frase com teor racista ou machista, por exemplo.