Descobertas Mais Recentes da Ciência e Seus Impactos

As 4 Descobertas Mais Recentes da Ciência Que Vão te Surpreender

descobertas mais recentes da ciencia

Anúncios

As descobertas mais recentes da ciência nos ajudam a entender os avanços da tecnologia e do potencial da raça humana. Desse modo, diversos campos de estudo se empenham para encontrar novas soluções que sejam relevantes para a vida na Terra.

Várias das descobertas mais recentes da ciência possuem relação com campos como a medicina, o espaço e avanços tecnológicos em campos como a inteligência artificial. Essa variedade de pesquisas é fundamental para o desenvolvimento humano. 

Conhecer as descobertas mais recentes da ciência será muito útil para que você possa ter uma perspectiva mais realista do futuro e o que esperar dele. Além disso, esses são conhecimentos que nos ajudam a compreender o mundo ao nosso redor. 

Anúncios

Onde surgem as descobertas mais recentes da ciência? 

Descobertas científicas atuais
Descobertas científicas atuais (Fonte: Canva)

Os seres humanos possuem uma grande curiosidade com relação aos mais diversos tópicos. Com o passar dos séculos, cada vez mais as pessoas se aprofundaram em seus estudos para entender como o mundo funciona e buscar novas descobertas. 

Atualmente, existem milhares de campos de estudo, com cientistas que se dedicam à eles ao redor do mundo. Sendo assim, a ciência e o conhecimento são fundamentais para o desenvolvimento de soluções que atendam as necessidades humanas. 

O mundo contemporâneo é dependente de um grande número de avanços tecnológicos. Além disso, é a partir das descobertas científicas que podemos entender melhor o mundo e a nós mesmos. 

Anúncios

Primeiramente, os avanços na ciência na medicina permitem que a expectativa das pessoas aumente com frequência. Neste momento, as principais descobertas mais recentes da ciência nesse campo dizem respeito aos transplantes de órgãos e a exames de Alzheimer. 

Já o espaço é outra área de estudo que atrai a atenção e o empenho de cientistas de todo o mundo. A descoberta de sinais de vida em Marte e o uso do telescópio espacial James Webb ajudaram a enriquecer nosso conhecimento sobre o universo. 

Por sua vez, as descobertas referentes à sustentabilidade se mostram indispensáveis para o futuro da humanidade. A necessidade por alternativas sustentáveis e que não causem impactos negativos ao meio ambiente leva a um forte investimento em pesquisa nesse campo. 

Vamos apresentar algumas das descobertas que a ciência nos trouxe nos últimos tempos. Dessa forma, você estará atualizado sobre diversos assuntos relevantes para a humanidade. 

Principais descobertas atuais da ciência:

1 – Humanos e abelhas compartilham genes

Uma das descobertas mais surpreendentes dos últimos tempos diz respeito à uma relação inusitada entre as abelhas e os humanos. Por mais que pareça peculiar, as pessoas possuem paralelos com esses insetos. 

Desse modo, cientistas concluíram que a humanidade possui genes semelhantes às abelhas no que diz respeito à vida social. Isso quer dizer que o comportamento social das pessoas e das abelhas têm muito em comum. 

Após analisar os vários genes presentes no cérebro de abelhas européias, os pesquisadores identificaram semelhanças com relação a genes do mesmo tipo que também estão presentes nos seres humanos. 

Quando interagem socialmente dentro das colméias, as abelhas ativam esses genes. Portanto, entre os genes presentes nesse momento estão o nmdar-2 e o neuroligina-2 que também se encontram em humanos e tem relação com o transtorno do espectro autista.

A partir dessa descoberta, é possível reforçar a ideia de que alguns comportamentos sociais são compartilhados entre diferentes espécies e possuem raízes evolutivas muito mais profundas do que imaginávamos. 

2 – Os microplásticos no ar estão entre as descobertas mais recentes da ciência

Uma das questões mais importantes que a ciência revelou recentemente foi a presença massiva de microplástico no ar que respiramos. Dessa maneira, essas partículas invisíveis já estão por toda parte. 

Durante os anos, o principal debate referente aos microplásticos era sobre sua presença nos oceanos. Contudo, os estudos da Universidade de Manchester nos ajudam a compreender que essas micro e nano partículas já estão na atmosfera em todos os cantos do planeta. 

Os microplásticos estão presentes na atmosfera em centros urbanos, florestas e até mesmo regiões polares. As implicações que essa nova descoberta nos traz são gravíssimas e tem impacto direto na vida humana. 

Outras pesquisas já identificaram a presença de microplásticos em tecidos humanos e sua inalação pode causar doenças cardiovasculares, partos prematuros, entre outros problemas de saúde graves. 

Poluentes, os microplásticos são partículas minúsculas que já infestam o planeta Terra. Sendo assim, a pesquisa da Universidade de Manchester propõe a padronização de métodos para a medição do nível de microplásticos, além de um maior investimento em seu monitoramento. 

3 – Novos sinais de vida em Marte

Novas conquistas da ciência
Novas conquistas da ciência (Fonte: Canva)

A possibilidade de existência de vida extraterrestre mexe com a imaginação dos seres humanos há muito tempo. Entretanto, algumas das descobertas mais recentes da ciência ajudam a fortalecer a tese de que existe vida em outros planetas. 

Através do Google Earth você pode explorar o planeta Terra e o espaço sem sair de casa. Por sua vez, a NASA utilizou o rover Perseverance para coletar amostras de rochas em Marte, que podem conter sinais claros de vida no planeta. 

Isso porque a rocha possui padrões químicos que intrigam os cientistas, pois se tratam de compostos orgânicos. Esses padrões, quando encontrados na Terra, dizem respeito à presença de vida biológica. 

Ademais, os cientistas da NASA estão cautelosos quanto ao material, já que esses padrões também podem ter origem geológica. Portanto, para que um estudo mais profundo ocorra, é necessário trazer a amostra de rocha para o nosso planeta. 

4 – Um asteroide segue a Terra há décadas

Em muitas obras de ficção, um asteroide se aproximar da Terra significa a destruição iminente. Porém, o que os cientistas descobriram recentemente é que um asteroide vem acompanhando nosso planeta há cerca de 60 anos. 

Esse é o asteroide 2025 PN7, que os cientistas classificaram como uma “quase-lua” da Terra. O asteroide se move ao redor do planeta, apesar de não orbitá-lo. Além disso, ele não oferece risco de colisão e estima-se que seu diâmetro é de 16 e 49 metros. 

Portanto, essa é uma descoberta que enriquece nosso conhecimento sobre os corpos celestes que interagem com a Terra e sobre as dinâmicas que existem dentro de nosso próprio Sistema Solar. 

Conclusão sobre descobertas mais recentes da ciência

As descobertas mais recentes da ciência são importantes tanto para nos fornecer conhecimento quanto para nos alertar. Sendo assim, é fundamental que exista um grande investimento em diferentes campos científicos. 

A partir de estudos como o que descobriu a presença massiva de microplásticos na atmosfera, podemos entender melhor a situação de nosso planeta e a busca por soluções para problemas ambientais. 

Já as descobertas como sinais de vida em Marte nos permitem ter esperança de um futuro grandioso. Desse modo, as descobertas científicas impactam nossa vida e proporcionam grandes feitos para a humanidade.