Curiosidades Sobre o Sol 4 Fatos Interessantes!

4 Incríveis Curiosidades Sobre o Sol e a Energia Solar!

Curiosidades sobre o sol

As curiosidades sobre o sol são muito relevantes para conhecer a maior estrela de sistema solar. O sol é indispensável para a sobrevivência dos seres humanos e existem muitos fatos interessantes sobre ele. 

Anúncios

Ao conhecer as curiosidades sobre o sol você terá uma maior compreensão sobre a importância do mesmo. Sendo assim, por mais que os humanos vivam na terra há milênios, ainda há muito para aprender sobre o sol. 

A ciência busca descobrir todas as curiosidades sobre o sol para enriquecer o conhecimento humano. Portanto, você conhecerá as informações mais relevantes sobre esse incrível corpo celeste. 

Como são as curiosidades sobre o sol? 

Fato curiosos sobre o sol
Fato curiosos sobre o sol (Fonte: Canva)

O sol é indispensável para quase todas as formas de vida no planeta Terra, incluindo os seres humanos. Os raios solares iluminam o mundo e são responsáveis por diversos processos fundamentais para o ciclo da vida. 

As curiosidades sobre o sol são responsáveis por nos ajudar a entender alguns fatos interessantes sobre essa estrela tão presente em nosso dia a dia. Dessa maneira, vale destacar que o sol é de fato uma estrela, como aquelas que vemos a noite, mas muito maior. 

Na antiguidade, diversas civilizações cultuavam o sol como um deus. Isso porque a sua importância para a vida no planeta terra é imensurável, além de seus vários benefícios. 

O Sol possui em sua composição principalmente hidrogênio e hélio. A fusão nuclear do hidrogênio é a responsável pela alta temperatura desse corpo celeste, que o mesmo libera em forma de luz e calor. 

Anúncios

Por sua vez, a luz e o calor do sol são fundamentais para o processo de fotossíntese das plantas na Terra. Sendo assim, não existiriam plantas se não houvesse o sol. 

Vamos nos aprofundar nos fatos curiosos mais instigantes sobre o sol. Ao entender como a grande estrela da Via Láctea funciona e afeta toda a galáxia, você terá uma maior compreensão sobre sua importância. 

Anúncios

Fatos interessantes a respeito do sol: 

Informações intrigantes do sol
Informações intrigantes do sol (Fonte: Canva)

1 – O sol é o maior corpo celeste de nossa galáxia

Como dito anteriormente, o sol é uma estrela muito maior que as outras. Entretanto, o sol representa 99,8% da totalidade da massa presente em nossa galáxia, a Via Láctea. 

O diâmetro do sol é de 1.392.700 quilômetros, sendo 109 vezes maior que o da Terra, que equivale a 12.742 km. Portanto, seria possível fazer uma fileira de 109 planetas de uma ponta a outra do sol. 

O sol se localiza no centro do sistema solar e, graças a sua massa, os planetas orbitam à sua volta. Esse fato, o heliocentrismo, foi por muito tempo refutado em favor do geocentrismo, que colocava a Terra no centro do sistema solar. 

Com o passar dos anos e as principais descobertas em ciências, o heliocentrismo se tornou a teoria mais aceita até que a tecnologia permitiu que fosse provado. 

Apesar do sol ser muito maior que nosso planeta e de qualquer outro corpo celeste neste sistema solar, os cientistas já descobriram astros muito maiores que ele. 

A estrela hipergigante VY Canis Majoris, na constelação de Canis Major, é 2.000 vezes maior que o nosso sol. Assim, o espaço é muito vasto e até mesmo o maior astro de nossa galáxia é pequeno ao compararmos com outros astros.  

2 – O sol não é amarelo 

Em diversas representações, o sol é amarelo ou de uma cor similar, como o laranja. Contudo, uma das curiosidades sobre o sol mais surpreendente é que esse astro, na realidade, é branco. 

A maneira que enxergamos as cores sofre influência da luz e outros aspectos, o que pode levar a algumas distorções. Por mais que acreditemos que o sol seja de fato amarelo, na realidade ele tem outra cor que não é possível para os humanos enxergar. 

O reflexo da luminosidade e temperatura da superfície do sol faz com que enxergamos o astro como amarelo. É impossível ver o verdadeiro sol a olho nu da Terra. 

A dispersão dos raios solares na atmosfera influencia na forma como vemos o principal corpo celeste de nossa galáxia. Portanto, por meio de estudos, os cientistas foram capazes de deduzir que o sol é, na realidade, branco. 

3 – A energia renovável é uma das principais curiosidades sobre o sol

A busca por fontes de energia renováveis é um dos principais tópicos do século XXI. Visando a longevidade do planeta, os seres humanos precisam diminuir os impactos ambientais e busca por formas mais sustentáveis de energia.

Neste cenário, o sol se mostra, mais uma vez, um dos grandes aliados da humanidade. Isso porque a energia solar que chega a terra é limpa, ou seja, não causa danos ao meio ambiente. 

A energia solar não é escassa, pois o sol deve durar mais alguns bilhões de anos. Além disso, essa energia não deriva do petróleo e não é necessário extraí-la da natureza, apenas captá-la. 

A captação da energia do sol não gera resíduos. Diferentemente das usinas nucleares, que podem impactar muito negativamente o meio ambiente e a vida humana, as usinas solares são seguras e limpas. 

Como os impactos da energia solar ao planeta são mínimos e fáceis de reduzir, a energia solar se destaca como uma forma sustentável de gerar eletricidade para os seres humanos. Quanto ao custo da geração da energia solar, vale dizer que ela é mais barata que outras alternativas. 

A Organização das Nações Unidas tem como um de seus objetivos de desenvolvimento a adesão de formas de energia sustentáveis. Você pode conferir os principais objetivos para um mundo melhor no site da ONU.

4 – As diferentes camadas do sol

Assim como o planeta Terra, o sol é um astro com diferentes camadas. No caso deste grande corpo celeste, são 6 camadas: coroa, cromosfera, fotosfera, camada convectiva, camada radiativa e núcleo. 

A superfície do sol, ou seja, a parte visível, é a fotosfera. Enquanto isso, a atmosfera do astro é composta pela cromosfera e a coroa. Já na parte interna é possível encontrar a camada convectiva, camada radiativa e núcleo. 

A coroa, que faz parte da atmosfera, é responsável pela formação dos ventos solares. O vento solar movimenta partículas de energia em uma velocidade de 1.600.000 km/h e faz com que o sol perca gradualmente sua massa. 

Já a cromosfera é externa à superfície, sendo rarefeita e possuindo 10.000 km de espessura. Só é possível ver a cromosfera durante eclipses. A fotosfera, por sua vez, emite a luz solar, o que a torna a parte que vemos quando olhamos para o sol. 

Um fato curioso sobre a fotosfera é a presença de manchas solares na mesma, que são tempestades magnéticas. As camadas convectiva e radiativa são internas e abrigam grandes quantidades de gases e radiação.  

Por fim, no núcleo acontece a geração da energia solar por meio de reações termonucleares constantes. Dessa maneira, a energia que o núcleo gera demora cerca de 1 milhão de anos para chegar até a fotosfera. 

Conclusão a respeito das curiosidades sobre o sol

Conhecer as curiosidades sobre é muito positivo para a sua compreensão do universo. O sol impacta nossas vidas diariamente, de diversas maneiras. 

Por se tratar do maior astro de nossa galáxia, o sol atrai os outros corpos celestes para sua órbita. Por muito tempo, acreditava-se que a Terra teria essa função, mas os avanços científicos comprovaram o papel do sol.

O sol possui 109 vezes o diâmetro da terra, mas existem astros muito maiores que ele em outros setores do espaço. Entretanto, apenas em nosso sistema solar existe vida comprovada e isso se deve ao calor e luminosidade solar. 

Diferentemente do que vemos, a maior estrela da Via Láctea não é amarela, mas sim branca. Acontece que a luz e raios solares fazem que seja impossível ver a verdadeira cor do sol a olho nu. 

A energia solar se torna cada vez mais relevante em um planeta que busca por alternativas sustentáveis. Desse modo, as contribuições do sol para os seres humanos é gigantesca e conhecer mais sobre esse astro nos faz entender sua importância. 

Rolar para cima