Críticas nas Redes Sociais: 5 Dicas para se Sair Bem!

Críticas nas Redes Sociais: Aprenda a Lidar em 5 Passos!

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Infelizmente, receber críticas nas redes sociais se tornou cada vez mais comum, principalmente relacionadas a uma empresa.

Contudo, até onde as criticas nas redes sociais são saudáveis? quando saber que essas críticas podem estar passando dos limites?

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Durante este artigo, você vai conhecer 5 dicas para aprender a lidar com as críticas nas redes sociais. Confira o artigo e aproveite!

Críticas nas redes sociais o que é?

Menina conectada nas redes sociais  - críticas nas redes sociais
Menina conectada nas redes sociais (Fonte: Freepik)

Em primeiro lugar, até mesmo antes  do surgimento e crescimento das redes sociais, as pessoas já costumavam criticar as empresas.

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Contudo, era bem pouco comparado ao impacto de um comentário negativo de um comentário na era digital, já que acabou potencializando o alcance das opiniões.

Porém, é necessário estar preparado para lidar com as críticas nas redes sociais, contudo, fique atento para que essas críticas não se tornem insultos ou ódio gratuito.

Dessa forma, é preciso estar sempre atento ao grau das críticas e como elas afetam o desempenho da marca.

Pensando nisso, preparamos 5 dicas para que você aprenda a lidar com as críticas nas redes sociais de uma empresa.

5 Dicas para lidar com as críticas nas redes sociais

1- Responda a todos os comentários

A princípio, as empresas e pessoas que desejam se consolidar na internet, precisam primeiramente estar presente, inclusive na hora de lidar com as críticas.

Sendo assim, responder às críticas dos usuários é uma forma importante dessa presença.

Isso porque caso o consumidor se sinta ignorado, pode acabar escrevendo coisas ainda piores, ou então passar a consumir o produto ou serviço de um concorrente. 

Afinal, é importante que ele se sinta seguro para poder fechar uma compra ou algo do tipo.

Por esse motivo é fundamental sempre estar respondendo os clientes nas redes sociais, sejam eles comentários positivos ou negativos.

Além disso, outros usuários acabam prestando atenção nesse tipo de comentário.

Dessa forma, eles se sentirão mais interessados em saber mais sobre sua marca se souberem que você se dedica para responder os  comentários e resolver problemas.

Independente de qual seja o comentário, sendo uma reclamação, questionário ou sugestão, além disso, é fundamental responder o mais rápido possível.

Uma vez que os comentários estão em modo público e todos podem ler.

É fundamental para a imagem da sua empresa ser profissional e eficiente na hora de responder os comentários em redes sociais.

Caso o contrário, todos podem acabar achando que você acabou não dando o mínimo para os clientes.

2- Aprenda a lidar com os comentários negativos

É claro que ninguém gosta de receber um feedback negativo, contudo, em algum momento toda marca precisa acabar lidando com isso.

É fundamental ter tato para conseguir lidar com situações como essas, sempre com bom senso e levando em conta algumas variáveis.

Como por exemplo, o tom usado pelo cliente, se ele tem razão no que está falando ou o que pode ser feito para conseguir resolver um problema.

Dessa maneira, caso o cliente realmente tenha razão, admita seu erro e fale o que pode ser feito para resolver esse problema.

Lembre-se, ignorar os comentários não é uma opção, afinal, isso pode acabar prejudicando o seu relacionamento com os clientes.

Caso o cliente não tenha razão, é necessário manter o respeito e a educação em primeiro lugar.

Responda com simpatia e tente conversar com ele no particular para tentar resolver o problema.

3- Responda os comentários positivos

Sem dúvidas, todo mundo adora receber um comentário positivo, porém, infelizmente eles costumam chamar menos atenção do que as críticas.

O que acaba fazendo com que diversas marcas acabam deixando os comentários positivos passar batido.

Contudo, é importante que eles sejam igualmente valorizados e apreciados.

Sendo assim, responda ao cliente que te elogiar e aproveite o momento para poder transformar o comentário em uma propaganda da sua marca.

4- Seja sempre educado 

Sempre que receber críticas nas redes sociais, seja educado e não deixe de responder o usuário.

Além disso, a educação é fundamental sempre, principalmente quando se trata da internet, afinal, nem sempre as pessoas são gentis nela.

Em uma realidade onde a ofensa tem cada vez mais ganhado espaço, responder sempre de forma gentil é algo que chama cada vez mais atenção.

E acaba mostrando o quanto sua empresa está comprometida com o conforto de seu cliente.

Mesmo que o consumidor esteja errado, nunca insulte, critique ou ironize, busque sempre manter a calma para manter a situação da forma mais amigável possível.

5- Tire suas dúvidas – Críticas nas redes sociais

É comum que muitos clientes façam perguntas em comentários nas redes sociais, muitas vezes até mesmo por preguiça.

Dessa forma, é fundamental estar atento a esses comentários e oferecer as respostas para qualquer dúvida.

Aprenda a lidar com os comentários negativos

Imagine um cenário no qual o cliente esteja insatisfeito com um determinado produto ou serviço que adquiriu de uma empresa.

Muitas pessoas ficam em dúvida pensando como responder comentários negativos, sem retrucar, justificar ou ignorar  o usuário.

Veja a seguir um passo a passo de como gerenciar suas redes sociais em momentos de crise.

Sempre tenha uma resposta

Não precisa apresentar uma grande resposta, mas sim deixar claro que você viu e está a disposição do cliente.

Caso você não responda, existe uma grande chance do cliente se exaltar e acabar fazendo críticas em diferentes redes sociais.

Esteja preparado para os momentos de crise

Os momentos de críticas nas redes sociais vão acontecer, toda marca está sujeita a passar por isso, a diferença está em como você reage.

Muitas vezes o usuário acaba despejando palavras em um momento de irritação, de qualquer forma, tente entrar em contato com ele para poder esclarecer as coisas.

Isso só mostra a sua responsabilidade com a marca e os seus clientes.

Seja um trabalho informal ou um trabalho formal, é fundamental estar preparado para as críticas nas redes sociais.

Conclusão sobre as críticas nas redes sociais

Como falamos ao longo deste artigo, as críticas nas redes sociais têm se tornado cada vez mais comuns, principalmente pela facilidade de poder dizer as coisas.

Contudo, é importante estar preparado para passar com isso, afinal, as empresas nem sempre irão agradar a todos.

Pensando nisso, ao longo deste artigo demos algumas dicas para que você saiba como lidar com as críticas de forma profissional.

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