Anúncios
A romã é considerada uma fruta rica, por isso conhecer os benefícios do romã é muito importante.
Desse modo, os benefícios do romã estão desde prevenir o Alzheimer e alguns tipos de câncer, até controlar a pressão alta.
Sendo assim, confira a leitura deste artigo até o fim para descobrir quais são os benefícios do romã.
Benefícios do romã: O que é romã ?
Em primeiro lugar, o romã é uma fruta de espécie exótica e nativa da Ásia Ocidental, já no Brasil essa fruta é mais comum no Sul (Rio Grande do Sul, Paraná e Santa Catarina).
Além disso, sua árvore é considerada pequena e pode medir entre dois e cinco metros de altura.
Anúncios
A romãzeira se adapta desde climas subtropicais e tropicais aos temperados e mediterrânicos.
Ela resiste às temperaturas baixas de inverno, e é sensível às geadas tardias que ocorrem na primavera.
Anúncios
Todavia, a romãzeira é cultivada para uso do seu fruto, que dessa maneira pode ser consumido como sobremesa ou pode ser processado e se tornar suco, vinho ou licor grenadine.
Entretanto, o fato que a maioria das pessoas ainda não conhece está ligado aos benefícios do romã e qual é exatamente a finalidade dessa fruta.
Assim, trata-se de uma fruta rica em vitamina C, proteínas, vitamina K, ácido fólico, fibras e potássio, além de possuir ação antioxidante e anti-inflamatória.
As sementes de romã são cobertas por uma polpa levemente adocicada que podem ser consumidas in natura ou em forma de suco.
Já a casca da fruta é ideal para fazer o preparo de infusões ou chás com diversas funções.
Conheça os 10 maiores benefícios do romã
Confira abaixo os 10 principais benefícios do romã :
1- Diminui a pressão arterial
Antes de tudo, os antioxidantes presentes na romã promovem um relaxamento dos vasos sanguíneos.
O que facilita a circulação do sangue além de ajudar a prevenir a pressão alta em quem ainda não possui a doença.
Além disso, alguns estudos mostram que ao beber em torno de 240 ml de suco de romã por em torno de 14 dias, pode ajudar a diminuir a pressão alta de quem sofre com isso.
É importante ressaltar que o suco de romã não deve substituir o medicamento que foi prescrito pelo médico cardiologista.
2- Previne o câncer – Benefícios do Romã
Caso não saiba, a polpa e a casca da romã são ricas em flavonoides e taninos, que basicamente são compostos antioxidantes presentes em vegetais e frutas.
Eles ajudam a prevenir o surgimento de alguns tipos de câncer, como por exemplo o câncer de próstata, pulmão, pele e o de mama.
Estudos mais recentes têm pesquisado a possibilidade de utilizar o extrato de romã no tratamento de diversos tipos de câncer.
Principalmente pela função da urulatina B e do ácido galáctico, compostos encontrados na casca, nas folhas e nas sementes da fruta.
Desse modo, ela possui potente ação antioxidante, diminuindo ou inibindo a proliferação de células cancerígenas.
3- Prevenir o Alzheimer – Benefícios do Romã
Primeiramente, as sementes de romã possuem compostos antioxidantes e anti inflamatórios.
Eles ajudam a equilibrar as funções dos neurônios, dessa forma, melhorando a memória e assim prevenindo o surgimento do Alzheimer.
Essa propriedade é encontrada especialmente na casca de romã, essa parte da fruta contém 10 vezes mais antioxidantes quando comparada à sua polpa.
4- Ajuda a evitar doenças no coração
Antes de tudo, o suco de romã é riquíssimo em compostos com ações anti-inflamatórias, que aumentam os níveis de colesterol bom, o HDL no sangue.
Assim, prevenindo algumas doenças no coração, como por exemplo, infarto, arritmia e aterosclerose.
O suco também ajuda a diminuir os níveis de triglicerídeos no sangue, que se trata de um tipo de gordura que, em excesso, aumenta o risco de doenças cardíacas.
5- Manter uma pele saudável – Benefícios do Romã
A romã é uma fruta rica em elagitaninos, antocianinas e também catequinas, que basicamente são antioxidantes presentes nas sementes, cascas e no suco da fruta.
Assim, estes compostos possuem ação antioxidantes e anti inflamatórias, que desse modo protegem a pele contra os raios ultravioletas do sol, prevenindo então o câncer de pele.
Além disso, os compostos existentes na fruta evitam o envelhecimento precoce, e ainda promovem na pele uma ação adstringente, que é de secar, e antisséptica.
Ajudando no tratamento de peles mais mistas, oleosas ou que possuam acne, ou seja, além de tudo ela ainda faz bem para a pele.
6- Proteção contra a placa bacteriana e gengivite
Além de tudo, a romã pode ser utilizada contra doenças gengivais e contra a formação de placas bacterianas, devido às suas propriedades antibacterianas e antiviral.
Incluindo periodontites, gengivites e estomatites, assim como infecções e inflamações na boca.
Neste caso, uma pesquisa realizada pela revista americana Ancient Science of Life revelou que tomar o suco de romã reduz em cerca de 32% a formação de placa bacteriana.
7- Ajuda a combater a diarreia
Por se tratar de uma fruta rica em taninos, que basicamente são compostos que aumentam a absorção de água e diminuem os movimentos de expulsão das fezes pelo intestino.
Os antioxidantes ajudam a equilibrar a flora intestinal, além disso, o chá das cascas da fruta ou do caule ajudam no tratamento de diarréia.
8- Prevenir ou melhorar infecções na garganta
A casca e o caule do romã são muito eficazes na prevenção e melhoria de infecções de garganta, como por exemplo, laringite, faringite e amigdalite.
Desse modo, para se obter os benefícios do romã na garganta, pode fazer o chá utilizando as cascas da fruta e assim fazer gargarejo ao menos 3 vezes ao dia.
9- Prevenir diabetes
A princípio, o suco fresco da romã é rico em antioxidantes, que além de outros diversos benefícios ajudam na melhoria das funções do pâncreas.
Afinal, esse órgão é responsável pela produção do hormônio insulina presente no organismo.
Esta propriedade encontrada na fruta ajuda a equilibrar os níveis de açúcar no sangue, assim, prevenindo a diabetes e ajudando a controlar a glicemia em quem já possui a doença.
10- Ajuda a emagrecer
Além dos diversos benefícios para saúde, que citamos ao longo deste artigo, a romã ainda possui poucas calorias.
Essa fruta é rica em antioxidantes e é fonte de fibras, ajudando no controle da fome, na eliminação do excesso de líquido corporal e consequentemente na perda de peso.
Ou seja, o romã é uma excelente opção de alimento para quem deseja emagrecer.
Conclusão
Por fim, como você pode acompanhar ao decorrer deste artigo, os benefícios do romã para a saúde são imensos, ele ajuda na prevenção do alzheimer e de alguns tipos de câncer.
Além de colaborar para o emagrecimento de maneira saudável, o que é outro ponto positivo para a fruta, agora se você nunca provou o romã está na hora de provar essa fruta tão benéfica.