Animais em Extinção do Brasil: 7 Espécies e as Causas!

Animais em Extinção do Brasil: 7 Espécies Ameaçadas!

Anúncios

O Brasil é um país reconhecido mundialmente por possuir a maior biodiversidade do mundo, entretanto, existem diversas espécies de animais em extinção do Brasil.

Dessa maneira, a quantidade de animais em extinção do Brasil é uma grande preocupação, afinal, o número de diversos indivíduos de espécies diferentes tem se reduzido rapidamente.

Para conferir nossa lista com 7 espécies de animais em extinção do Brasil, confira o artigo até o final, boa leitura!

7 Animais em extinção do Brasil

Pica pau amarelo - Animais em extinção do Brasil
Pica Pau Amarelo (Fonte: Wiki Aves)

Em primeiro lugar, o Brasil possui a maior biodiversidade do planeta, isso graças a seus biomas que são ricos em diferentes espécies de animais e vegetais.

Assim como a Amazônia, o Cerrado, a Caatinga e o Pantanal, os campos dos Pampas e a Floresta Tropical pluvial da Mata Atlântica.

Anúncios

O número de animais de várias espécies tem se reduzido de forma preocupante, em função ao desmatamento, da poluição, do aquecimento global e da caça e pesca predatória.

Assim, aves, anfíbios, mamíferos aquáticos (Cetáceos), répteis terrestres, e até mesmo peixes acabam sofrendo as consequências de ações humanas sobre o planeta.

Anúncios

Dessa maneira, veterinários, biólogos e instituições que atuam em áreas ambientais têm se mobilizado para proteger os animais em extinção do Brasil.

No Brasil, pesquisadores do Instituto Chico Mendes (ICMBio)  monitoram a vida dos animais selvagens e produzem relatórios que mapeiam a fauna, alertando sobre as espécies ameaçadas de extinção.

Os relatórios se baseiam em critérios que levam em consideração múltiplos fatores.

Como por exemplo, o número de indivíduos em idade adulta, a fragmentação dos habitats, o tempo de reprodução e redução populacional dessas espécies.

Com base nesses em outros dados, instituto ICMBio os graus de riscos da extinção de animais, baseada nos seguintes fatores: 

  • Espécies já extintas
  • Extintas na natureza em geral
  • Extintas regionalmente
  • Criticamente correndo riscos
  • Em perigo
  • Espécies vulneráveis
  • Quase ameaçada
  • Menos preocupante

Veja abaixo 7 espécies de animais em extinção no Brasil:

1- Ararinha azul

A princípio, essa ave pertence à família Psittacidae, a mesma família dos papagaios, dos periquitos, das araras, entre outras aves.

Até o ano de 2020, o ICMBio classificava essa espécie como extinta na natureza, já que desde o ano 2000, nunca mais uma arara azul tinha sido encontrada em seu habitat natural, a caatinga baiana.

Assim, existiam cerca de aproximadamente  160 indivíduos dessa espécie vivendo em cativeiros espalhados pelo Brasil e pelo mundo.

2- Soldadinho do Araripe – Animal em extinção do Brasil

Soldadinho do Araripe - Animais em extinção do Brasil
Soldadinho do Araripe (Fonte: Pássaros)

O soldadinho do araripe é um pássaro endêmico do sertão do Cariri cearense, onde se encontram 80% das fontes de água da Chapada do Araripe.

A ave se encontra classificada na categoria “Criticamente em perigo de extinção” pelo instituto ICMBio, e pela União Internacional para a Conservação da Natureza.

Todavia, o soldadinho do araripe faz parte da família Pipridae, que é a mesma do Uirapuru e Tangará, além disso, eles medem cerca de 15 cm.

Dessa maneira, seu habitat natural, as áreas úmidas do Cariri, são sempre muito pressionadas, já que a água é um eterno objeto de disputa no semiárido nordestino.

Assim, estima-se que a espécie tenha aproximadamente 800 indivíduos, todavia, entre eles, cerca de 177 são considerados casais adultos.

3- Pica pau amarelo

A famosa ave da família Picidae, dá nome ao famoso e adorado sítio da literatura brasileira, o  pica pau amarelo.

Dessa maneira, essa ave possui quatro sub-espécies, entre elas se encontra a Celeus Flavus Subflavus.

Essa espécie está criticamente ameaçada de extinção, segundo a lista vermelha do ICMBio.

Além disso, calcula-se que atualmente existam apenas cerca de 250 indivíduos, vivendo divididos nas matas ralas da Bahia e do Espírito Santo.

Entretanto, outrora sua incidência desde Alagoas até o Rio de Janeiro.

4- Jacutinga

Jacutinga - Animais em extinção do Brasil
Jacutinga (Fonte: Wikipédia)

Primeiramente, a aburria jacutinga já foi abundante nas matas das regiões Sul e Sudoeste, especialmente em vales dos grandes rios.

Além de toda degradação e fragmentação das áreas que consistem em seu habitat original, a ave jacutinga pertence a ordem dos galináceos.

Essa ave pesa em média 1,5kg, além disso, o animal sempre teve sua carne muito apreciada e por isso, é um alvo direto dos caçadores.

Existem fotografias antigas que registraram vários caçadores ao lado de “montanhas” de jacutingas mortas.

5- Ariranha – Animais em extinção do Brasil

Outra espécie de animal em extinção do Brasil é a Ariranha, considerado o maior animal mamífero carnívoro das Américas, a ariranha pode pesar 30 kg e chegar a 1,80 metro de comprimento.

Pertencente à família Mustelidae, a Ariranha se encontra na lista vermelha da União Internacional para a Conservação, como uma das espécies de animais ameaçadas de extinção.

6- Boto-cor-de-rosa

O lendário golfinho de água doce corre o risco de se tornar extinto nos próximos 50 anos.

Dessa maneira, segundo pesquisadores do Projeto Boto que estudam a espécie há quase três décadas.

Assim, graças a parceria do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa) junto ao Conselho de Pesquisas do Ambiente Natural do Reino Unido (Nerc).

A principal causa da queda dos botos-cor-de-rosa está relacionada à pesca por redes, dessa forma, o emaranhado de linhas pode obstruir de forma severa suas guelras, levando o animal a morte.

7- Lagartixa de areia

Lagartixa de areia - Animais em extinção do Brasil
Lagartixa de Areia (Fonte: Jornal Já)

A pequena lagarta de areia, mede aproximadamente 8 cm, e tem como seu habitat natural as dunas e areias do litoral fluminense, desde a Restinga de Marambaia até Cabo Frio.

Contudo, seu crescimento populacional ocorre de maneira lenta, isso porque cada casal produz apenas quatro ovos e uma vez na vida.

Essa espécie está perto da sua extinção por conta da ocupação urbana do litoral do litoral do estado, e do lixo que é deixado nas praias.

Conclusão

Cada vez mais está crescendo a lista de animais em extinção do Brasil, o que é muito preocupante, afinal, as maiores causas dessas extinções são atitudes humanas.

Além das espécies que citamos acima, existem outras que correm o risco de extinção, como a onça pintada, a caiarara, o mico leão dourado, entre outras espécies da fauna brasileira.

Dessa maneira, é fundamental que cuidemos dos nossos animais para que eles tenham suas vidas preservadas e seguras.

Rolar para cima

Ao continuar navegando, você concorda com nossos Termos de Uso e Polí­tica de Privacidade.