Anúncios
Os pets são verdadeiros anjos na vida de seus donos, mas você já pensou em adotar animais de estimação exóticos?
Você pode até achar loucura após analisar nossa lista, porém, muitas pessoas optam por animais de estimação exóticos como por exemplo um tigre para ter em casa.
E aí, você teria essa coragem? Para saber quais são as opções de animais de estimação exóticos para se ter em casa, fique atento à leitura do artigo até o fim. Aproveite!
Conheça mais sobre as opções de animais de estimação exóticos
Em primeiro lugar, é normal que quando a gente pensa em animais de estimação venha a imagem de gatinhos ou cachorrinhos fofos em nossa mente.
Entretanto, muitas pessoas optam sair um pouco do comum e decidem adotar animais de estimação exóticos para viver em suas casas.
Anúncios
Afinal, é possível ter um animal diferente em casa que fuja dos padrões de animais de estimação pequenos, fofos e comuns (que amamos).
Conforme o tempo passa é comum que o número de pets de uma residência aumente também, isso ocorre nos lares do mundo todo.
Anúncios
Porém, com mais recursos e estudos, mais opções de animais estão sendo permitidos como bichinhos de estimação, e eles são mais exóticos!
Mas calma, antes de decidir criar um animal de estimação exótico, o tutor precisa se informar se esse animal pode ser domesticado e possui a autorização do IBAMA.
É importante se preparar para suprir as necessidades do animal, afinal, a criação dele é diferente de um animal de estimação convencional.
Pode ter animal de estimação em casa?
Hoje em dia, muitas pessoas possuem animais de estimação exóticos em sua residência, e isso tem se tornado cada vez mais comum.
Porém, muitas pessoas que pensam em se tornar tutores de animais de estimação exóticos se questionam se é permitido ter esses animais dentro de casa.
E a resposta é sim, é possível ter animais exóticos e silvestres como um bichinho de estimação, entretanto, essa tarefa não é tão simples como adotar um gato ou cachorro, por exemplo.
Contudo, dependendo do animal, por mais que seja uma espécie silvestre ou exótica, ele não necessita da autorização do IBAMA.
Veja abaixo alguns dos animais de estimação exóticos que você consegue ter sem precisar de autorização:
- Coelho
- Chinchila
- Calopsita
- Hamster
- Alguns canários
- Rato
- Camundongo
- Porquinho da Índia
- Periquito australiano
Em contrapartida, existem algumas espécies de animais exóticos que precisam da autorização ambiental.
Isso acontece porque desde o ano de 1989, o IBAMA trabalha de forma direta com a legislação ambiental para fiscalizar e monitorar todos que discutem as leis.
Outro fator importante é pesquisar sobre a forma de criação de um animal exótico, cada espécie exige cuidados diferentes.
Isso porque são impostas uma série de regras, como por exemplo quais são as espécies de animais exóticos autorizadas e quais são os criadouros que estão liberados para realizar vendas.
Quais são os animais de estimação exóticos?
1- Ferret (Furão) – Animais de estimação exóticos
O ferret, também conhecido popularmente como furão, não é um animal que pertence às belezas naturais do Brasil.
Entretanto, ele está cada vez mais conquistando o coração dos brasileiros com a sua fofura, dessa forma, se tornando um bichinho de estimação cada vez mais popular por aqui.
Esse animal é dono de uma personalidade e tanto, sem dúvidas o furão irá garantir muita diversão para toda família.
O furão é um animal conhecido pela sua energia e boa socialização, dessa forma, ele se torna uma boa opção de animal de estimação exótico.
Apesar de sua natureza exótica, o Ferret pode ser um excelente animal de estimação e adora receber carinho e estar em boas companhias.
Dentre algumas particularidades do pet, uma que chama bastante atenção é o custo mensal de rotina e cuidados, que pode ser em média R$ 200 reais mensais.
Outro ponto de atenção muito importante para a saúde do seu furão é que a espécie não se adapta a lugares muito quentes, com temperatura maior do que 30 graus.
2- Tarântula – Animais de estimação exóticos
Ao contrário do que muitas pessoas pensam, a tarântula não oferece riscos para a saúde e vida dos seres humanos.
Além disso, existem muitas pessoas apaixonadas por animais aracnídeos e que fazem questão de ter a espécie como animais de estimação exóticos.
Contudo, o veneno da tarântula pode chegar a matar algumas espécies de animais mamíferos.
Dessa forma, é importante que ao decidir ter uma tarântula, você verifique os riscos que ela pode trazer caso existam outros animais de estimação em casa.
De modo geral a aranha é um animal independente e consegue viver tranquilamente dentro de um aquário e sendo alimentada por insetos.
3- Mini porco – Animais de estimação exóticos
O mini porco é um animal muito charmoso e carinhoso, que começou a fazer muito sucesso entre os brasileiros.
Assim, ter um mini porco como um animal de estimação exótico é uma excelente escolha para quem está em busca de um pet diferente.
Isso porque além de ser um bichinho extremamente fofo, essa é uma espécie extremamente inteligente, companheira e amorosa.
4- Sagui – Animais de estimação exóticos
Inteligente e brincalhão são as palavras que definem esse macaquinho, que é um dos animais de estimação exóticos mais desejados.
Com até 25 centímetros de altura, essa é uma espécie que necessita de domesticação desde cedo para que consiga manter um bom convívio com os seres humanos.
Para conseguir ter um Sagui como um animal de estimação procure um criadouro que seja certificado pelo IBAMA.
Também é importante se atentar aos cuidados específicos que o Sagui precisa.
Isso porque diferente do que muitas pessoas pensam, a dieta do sagui não deve ser composta apenas com frutas, e sim com rações nutritivas.
5- Iguana – Animais de estimação exóticos
A iguana é um animal muito procurado pelas pessoas que amam répteis, e também é um belo exemplo de animais de estimação exóticos.
Caso você deseje ter um animal de estimação como esse, é necessário se atentar aos detalhes pois ele precisa de cuidados especiais.
Isso envolve sua alimentação, terrário, e inclusive a temperatura correta do ambiente para garantir que o animal esteja feliz e saudável.
A iguana é um animal herbívoro que se alimenta basicamente de folhas, vegetais e frutas, entretanto, o animal costuma se interessar por pequenos insetos também.
A iguana é uma espécie de animal exótico, assim, para conseguir adotar ou comprar uma iguana é preciso da autorização legal do IBAMA.
Uma das cores mais comuns de iguana é a verde, ela chega a medir cerca de 40 centímetros e vive entre 10 e 13 anos.
6- Cacatua – Animais de estimação exóticos
Essa é uma ave que possui sua inteligência acima da média, e essa é outra espécie queridinha entre os amantes de animais de estimação exóticos.
A cacatua é um animal que costuma se adaptar muito bem a um ambiente familiar, e até mesmo consegue copiar a voz humana, aprendendo algumas cantorias.
Dócil e bem apegada aos seres humanos, a cacatua é um animal que exige muita atenção, do contrário ela fica brava e temperamental.
Quando cuidado com muito capricho e possuindo boa saúde, esse animal de estimação pode chegar até os 80 anos de vida, essa sem dúvidas é uma parceria para a vida toda.
7- Jiboia
Em uma lista de animais de estimação exóticos não pode faltar uma cobra, não é mesmo?
A jibóia é uma das cobras mais requisitadas por quem deseja ter em casa um pet bem atípico.
E ao contrário dos animais de estimação que podem circular tranquilamente pela casa.
A jibóia precisa de um espaço exclusivo para ela, o conhecido terrário que precisa ser planejado junto a uma ajuda profissional.
A alimentação da cobra como provavelmente você já deve saber, é bem peculiar.
Ela é carnívora e se alimenta basicamente de pequenas aves e animais mamíferos, como os roedores, por exemplo.
Existem jibóias que chegam a medir cerca de 40 metros, e vivem por até 30 anos.
8- Chinchila – Animais de estimação exóticos
As chinchilas são roedores incríveis e que não poderiam deixar de estar na lista de animais de estimação exóticos.
A chinchila é conhecida por ser um animal bem inteligente e que após passar pelo trabalho de adaptação acaba se tornando um grande companheiro.
Esse animalzinho também adora curtir o conforto que sua gaiola lhe oferece.
Porém, também precisa circular pelo ambiente para conseguir interagir com os seres humanos e se exercitar fazendo uma caminhada.
O bichinho pode seguir a alimentação tradicional de um roedor, vive em média nove anos de vida e chega a medir em torno de 30 centímetros.
9- Coruja – Animais de estimação exóticos
O que poucas pessoas sabem é que as corujas são animais que podem ser adotados como animais de estimação, e são bem companheiras.
Entretanto, existem algumas espécies que possuem certa dificuldade para se tornarem animais domésticos.
Desta maneira, antes de adquirir a sua coruja consulte se está autorizada a domesticação dessa espécie.
Confira abaixo algumas espécies de corujas que podem ser domesticadas:
- Suindara
- Orelhuda
- Buraqueira
- Corujão da virgínia
Porém, não é só isso, o possível tutor precisa de uma autorização do IBAMA para conseguir ter sua coruja.
As etapas para conseguir adquirir uma coruja doméstica também envolvem um cadastro no SISPASS, ter mais do que 18 anos de idade e possuir um Cadastro Federal de Tecnologia (CTF).
A agência irá fazer uma visita para ver o ambiente e confirmar os documentos pessoais do possível tutor a partir daí sua autorização será concedida ou não.
10- Porquinho da Índia
O porquinho da Índia é um roedor de pequeno porte originário da América do Sul.
Esse animalzinho possui um temperamento tranquilo e é extremamente sociável, ideal para famílias que possuem crianças em casa.
Apesar de possuir hábitos noturnos, ele adora brincar durante o dia entre uma soneca e outra, ele vive em pequenas gaiolas ou cercados apropriados.
11- Gerbil
O gerbil é um animal semelhante ao hamster, entretanto, ele é considerado um esquilo.
Assim, ele possui uma pelagem mais rala e um rabo mais peludo do que de um hamster.
Além disso, essa espécie de animal de estimação exótico possui hábitos noturnos.
Por isso é fundamental não manter esse bichinho criado em locais fechados, especialmente em quartos.
Isso porque eles costumam atormentar o sono dos seus donos já que fica mais agitado durante a noite.
Para as pessoas que são apegadas aos roedores, o Gerbil é um animal que possui facilidade em se adaptar ao local e pode ser criado sem nenhum problema.
12- Teiú
Para quem busca por animais de estimação exóticos que possuam um aspecto mais distinto, os teiú são uma excelente opção.
Trata-se de uma espécie diferente de lagarto, contudo, ele pode ter dificuldades ao se adaptar com os seres humanos quando não são criados desde pequenos.
Entretanto, quando ele consegue se acostumar com o ambiente e com as pessoas ao seu redor, eles se tornam pets dóceis e tranquilos.
São excelentes companhias e adoram ovos, por isso, são conhecidos por invadir galinheiros.
13- Hedge
O hedge é uma espécie de porco espinho muito comum em países como a Europa e os Estados Unidos.
Apesar desse detalhe, ele ainda é um animal exótico proibido no Brasil.
Contudo, por se tratar de um animal bem calmo e por ser facilmente criado já que podem se alimentar de ração de gato, muitas pessoas passam a criar o animal de forma ilegal.
Porém, é fundamental se lembrar que isso é proibido e considerado um crime, caso a espécie não possua a autorização do IBAMA, não pode ser domesticada.
Essa prática pode acabar acarretando sérias consequências, afinal, a pessoa estaria cometendo um grave crime ambiental.
Por isso, a melhor opção é sempre buscar por animais de estimação exóticos que sejam legalizados.
14- Fennec
A fennec, conhecida também por feneco, é uma linda espécie de raposa, sendo o menor dos canídeos existentes.
Assim, ele pode chegar a medir até 50 centímetros e pesar em média 1,5kg.
Essa raposa é originária do Sahara e se alimenta de ração de gato, cachorro, frutas e verduras.
Quando estão na natureza eles costumam seguir uma dieta baseada em insetos e plantas, além disso, trata-se de um animal muito brincalhão e divertido.
15- Sugar Gliders
Esse curioso e fofo esquilo voador é um animal de estimação exótico muito comum nos Estados Unidos.
No Brasil, ele foi batizado com o nome de Petauro, e poucas pessoas conhecem essa espécie.
Eles são animais muito fáceis de se ter em casa, já que a sua criação é bem simples.
Esses animais costumam ser bem amigáveis e dóceis, além disso, eles ainda conseguem reconhecer o seu dono, e até mesmo saber seu nome.
O mais interessante é que eles conseguem dar intensos rasantes no ar, de uma forma muito graciosa.
4 Dicas para cuidar de animais de estimação exóticos
Cuidar de animais de estimação exóticos costuma ser mais trabalhoso do que pode parecer de início.
Afinal, esses seres vivos vêm de ambientes extremamente diferentes dos ambientes comuns dos seres humanos.
Além disso, eles estão acostumados às condições específicas de seu local de origem.
Ou seja, é necessário muita paciência para conseguir infiltrar o animalzinho em sua nova vida.
Ao contrário dos cães e gatos, esses animais não passaram por um processo de domesticação.
Esses animais não podem ser tratados da mesma maneira que os animais de estimação comuns como os cães e gatos.
É preciso recriar as condições de seus ecossistemas naturais para que eles possam sobreviver e ter um bom estilo de vida.
Apesar dos desafios, é possível sim ter animais de estimação exóticos em casa, e fazer com que eles possuam uma boa vida.
Os animais exóticos são criaturas impressionantes, entretanto, seus cuidados trazem consigo dificuldades e considerações éticas.
Confira abaixo algumas dicas que você precisa saber antes de incluir um animal de estimação exótico à sua família:
1- Pesquise profundamente sobre o animal
Talvez o cuidado principal para os cuidados com animais de estimação exóticos seja a pesquisa prévia sobre as características do animal e os cuidados necessários.
Antes de adquirir um animal exótico é importante conhecer a fundo as condições que ele precisa para sobreviver, assim você pode recriá-las.
Alguns dos aspectos que precisam ser considerados são os seguintes:
As dimensões do terrário, os produtos, equipamentos, tipo de alimentação ou suplementos alimentares, fontes de calor e etc.
Essas condições variam muito dependendo do animal de estimação exótico que você deseja.
É muito importante saber mais a fundo sobre a longevidade, o temperamento e qual é o tamanho que o animal pode ter quando adulto.
Conhecendo mais sobre essas características o tutor irá evitar adquirir animais que não condizem com a sua realidade e estilo de vida, afinal, é preciso muita responsabilidade na hora de adquirir um animal de estimação exótico.
2- Não compre um animal por impulso
Antes de qualquer coisa, é importante analisar se o animal é adequado baseado no seu estilo de vida.
É importante que antes de adotar ou comprar o animal você possua todos os meios de manutenção necessários.
Como por exemplo casinha, gaiola, terrário, mantas térmicas, preparar a alimentação apropriada para o animal.
Também é necessário levar em consideração o nível de exigência que essa espécie possui, e o nível de conhecimento necessário para cuidar do bichinho.
Para os iniciantes, é recomendado espécies de animais de estimação exóticos que exigem menos cuidados.
3- Certifique-se que o animal é legalizado
É muito importante se informar sobre quais animais exóticos são autorizados para se tornarem domesticados.
Outra dica fundamental é comprar apenas animais de estimação exóticos de vendedores autorizados e que sejam legalizados pelo IBAMA.
Qualquer situação que seja diferente da compra ou adoção legal é um caso de estímulo ao tráfico de animais e assim você estará prejudicando a vida dos animais e da natureza em si.
4- Cuidados veterinários com animais de estimação exóticos
É uma boa opção ter um veterinário para cuidar do seu animal de estimação exótico.
Pode ser que seja difícil conseguir um veterinário especializado dependendo da espécie do seu pet.
Então analise se você tem acesso aos cuidados necessários ao animal antes de escolhê-lo.
3 Motivos para adotar um animal de estimação
Sendo animais de estimação comuns ou exóticos, os pets são verdadeiros presentes na vida de seus donos.
Afinal, quem adota um animal ganha um amigo para a vida toda, dessa forma, confira abaixo 3 motivos para adotar um animal de estimação.
1- Companheiros para todos os momentos
Sem dúvidas, se você tem um bichinho de estimação não irá mais se sentir sozinho, afinal, independente da espécie eles são fiéis aos seus donos.
Assim, desde o momento em que acordar até a hora de dormir terá uma companhia fiel a você.
Os pets são excelentes escolhas para quem mora sozinho, pois sempre terão consigo uma companhia.
2- Eles ajudam a te manter em movimento
Um dos grandes benefícios de adotar um animal de estimação, independente de qual seja, é dar adeus ao sedentarismo.
Os pets são responsáveis por nos colocar em movimento, além disso, nos ajudam a ter mais disposição com a correria do dia a dia.
Se o seu bichinho for de uma espécie que gosta de brincadeiras, você não terá desculpas para não se exercitar.
3- Sua casa fica muito mais alegre
A chegada de um bichinho de estimação em casa sempre é sinônimo de muita alegria.
Afinal, os pets são responsáveis por encher o lar de vida, amor, ruídos e movimentos.
É impossível passar um dia todo em casa com um animalzinho sem dar risada ou se encantar.
Os bichinhos também conseguem nos aproximar de outras pessoas, fazendo com que criemos novos laços.
Conclusão
Pensando em quem está buscando adotar ou comprar um animal de estimação exótico, separamos 15 opções de bichinhos diferentes porém muito amáveis.
Além de outras dicas importantes, afinal, adotar um bichinho exótico não é tão simples quanto adquirir um gato ou cachorro.
Mas se essa é uma ideia que você está pensando, não deixe de fazer a leitura deste artigo e análise todas as informações disponíveis.