Anúncios
Ao entender como funciona o cérebro humano você se surpreenderá. Isso porque não há nada igual ao cérebro humano no universo, pois sua capacidade vai muito além dos computadores mais potentes.
É importante saber como funciona o cérebro humano para compreender nossas emoções, reações, reflexões e outros tipos de respostas cognitivas. O poder cerebral dos seres humanos supera em muito o de outras espécies presentes no planeta terra.
Então, para entender como funciona o cérebro humano, vamos analisar as principais características do mesmo. Além disso, vamos saber como são os processos que levam milissegundos para acontecer dentro de nossa mente.
Anúncios
Princípio de como funciona o cérebro humano

Os seres humanos são criaturas únicas e em constante evolução. Dessa forma, a própria formação de uma sociedade humana organizada é uma das provas da grande capacidade do cérebro humano.
Compreender como funciona o cérebro humano é indispensável para nós mesmos. Sendo assim, o primeiro passo é saber que o cérebro é uma porção de algo maior: o sistema nervoso central. Essa porção específica fica no interior da caixa craniana e tem uma importância humana para os seres humanos.
O cérebro representa aproximadamente 80% do encéfalo, sendo a maior porcentagem dessa parte do sistema nervoso central. Ele é considerado o centro de toda a inteligência e capacidade de aprendizagem dos seres humanos.
Anúncios
Entender como acontece o funcionamento dessa parte do sistema nervoso central permitirá que você tenha uma compreensão mais profunda sobre diferentes aspectos de seu raciocínio, emoções e muito mais.
Portanto, o cérebro possui diversas funções: ele funciona como um centro de comando, por onde todas as informações e impulsos vão passar. Neste cenário, um número gigantesco de processos acontece em seu cérebro a cada segundo.
A área que estuda o cérebro e seus processos a fundo é a neurociência. Os neurocientistas seguem descobrindo novas informações sobre a maior parte do encéfalo constantemente.
Vamos apresentar todo o funcionamento do cérebro humano de maneira simples e direta. Desse modo, você poderá se aprofundar em seus estudos e buscar entender mais sobre si mesmo e sua mente.
As funções do cérebro humano
Como dito anteriormente, o cérebro humano funciona de forma similar a um centro de comandos. Na prática, o seu cérebro será o responsável por gerenciar, organizar e analisar o grande número de processos que acontecem em seu corpo a cada segundo.
O cérebro humano recebe e envia sinais eletroquímicos para controlar todos os setores de seu corpo. Para realizar esse grande número de envios de sinais, bilhões de neurônios são necessários. Pelo Khan Academy é possível se aprofundar no estudo dos neurônios e outros assuntos científicos.
É difícil pensar em algo que o cérebro humano não controle no corpo: desde os movimentos até as emoções e raciocínio, essa parte do sistema nervoso central nunca descansa e garante que você possa funcionar adequadamente.
Todas as ações que você realiza passam por uma interpretação do cérebro, que também será o responsável pela reação. Além disso, se essa parte de nosso corpo não funcionasse dessa maneira, seríamos incapazes de interagir com o mundo ao nosso redor.
O cérebro humano funciona como uma complexa rede de células, que está sempre se comunicando por meio de sinapses usando neurotransmissores. Portanto, se o corpo humano fosse uma empresa, o cérebro seria o diretor geral.
Processamento de dados

Uma das principais funções da maior parte do encéfalo é o processamento de todo tipo de informação. Desse modo, cientistas analisaram e registraram a forma como cérebro realiza esses processamentos.
O primeiro passo desse processamento é justamente a recepção de dados. Dessa maneira, o cérebro humano pode receber dados de diferentes formas, sendo as principais delas os sentidos (visão, audição, tato, paladar, etc) e os sinais do interior do corpo (temperatura, dor).
Por sua vez, o processamento continua com a transmissão desses dados. Os impulsos elétricos e químicos são os responsáveis pela transmissão dos dados entre os muitos neurônios que fazem parte do sistema nervoso.
Já o processamento vai acontecer em áreas específicas do cérebro. Dessa forma, os lóbulos cerebrais vão interpretar esses sinais, sendo capazes de gerar ideias, planos e pensamentos, assim como realizar associações e buscar significados. Saber o que é método científico permitirá o uso do lóbulo frontal mais eficientemente.
Por fim, após o processamento em si, o cérebro vai dar uma resposta. Portanto, é o momento do cérebro enviar comandos para o corpo, seja se mover, regular o batimento cardíaco ou outra ação necessária. Essa resposta viaja através da medula espinhal e nervos.
Principais componentes do cérebro
O cérebro humano faz parte do encéfalo, que por sua vez é uma parte do sistema nervoso central. Contudo, é possível dividir o próprio cérebro em algumas áreas específicas que você precisa conhecer.
Primeiramente, o cérebro humano se divide em dois hemisférios: direito e esquerdo. Cada um desses hemisférios possui uma função e é responsável por um conjunto de conhecimentos e habilidades.
O corpo caloso conecta os dois hemisférios do cérebro e é fundamental para seu funcionamento. Enquanto isso, cada um dos lados dessa parte do encéfalo irá controlar o lado oposto do corpo, ou seja, o hemisfério direito do cérebro é responsável pelo lado esquerdo do corpo e vice-versa.
As especialidades do lado esquerdo do cérebro são a linguagem, lógica, raciocínio, pensamento crítico, análise e números. Já o hemisfério direito se associa com a criatividade, visão holística, percepção espacial, emoções e intuição.
Os neurônios são células nervosas que se distribuem e formam a rede de comunicação. Sendo assim, o papel dos neurônios é fundamental no processamento dos dados, garantindo que estes cheguem ao cérebro. A sinapse são os pontos de conexão pelos quais os neurotransmissores transmitem seus sinais.
Dito isso, o lóbulo é a parte do cérebro responsável pelo processamento de fato. O lóbulo presente no cérebro humano possui quatro partes distintas: frontal, parietal, temporal e occipital.
A parte frontal do lóbulo atua no planejamento, fala e nas emoções dos seres humanos. Por sua vez, a parte parietal desempenha um importante papel na percepção sensorial, ou seja, permite que você sinta o tato, dor e calor.
Quanto a parte temporal, essa é importante para a audição, assim como para as memórias e o reconhecimento. Por fim, o lóbulo occipital é aquele que será encarregado do processamento visual.
Conclusão sobre como funciona o cérebro humano
Parte do sistema nervoso central, o cérebro é a central de comandos do corpo humano. Todas as ações e reações que fazemos dependem diretamente das respostas de nosso cérebro.
Além disso, ao entender como funciona o cérebro humano, podemos concluir que a capacidade dessa parte do encéfalo não para por aí: as emoções e memórias também dependem do funcionamento do cérebro.
O conhecimento sobre o funcionamento de nosso cérebro é de extrema importância. Mesmo com tantas informações, neurocientistas ainda descobrem novos dados impressionantes sobre o cérebro humano e seu potencial.

